menu
ALT + 1
conteúdo
ALT + 2
home
ALT + 3
pesquisar
ALT + 4

contraste

texto

Início do conteúdo

A cidade > Cidades Irmãs

Cidades Irmãs

 



Cidades irmãs de Bento Gonçalves

 

Geminação ou irmanamento são termos usados para o acordo de cooperação mútua entre cidades ou regiões de nações diferentes,  que facilita o acesso a informações, troca de experiências, elaboração de projetos e cooperação econômica e cultural. Geralmente as cidades têm características semelhantes ou pontos de referências históricas comuns. A geminação em italiano é conhecida pelo termo gemellagio, em espanhol, hermanamiento.

 

 

As cidades irmãs italianas

Bento Gonçalves tem como cidades irmãs na Itália: São Rovereto, Nogaredo, Terragnolo, Trambileno, Villa Lagarina, Mori, Isera e Brentonico. As cidades pertencem à região de Vallagarina, na Província de Trento - Itália.

As cidades de Nogaredo, Rovereto, Terragnolo, Trambileno e Villa Lagarina deram início ao acordo em 2007. Entre os principais objetivos estão a realização de intercâmbios de informação sobre o estado atual e sobre o desenvolvimento sócio-econômico das comunidades envolvidas, em particular no âmbito agrícola, ambiental, turístico, sanitário, escolar e administrativo; o estudo das possibilidades de formação de profissionais, trabalhadores, professores e jovens no âmbito linguístico, histórico e cultural e para a formação de administradores para gestão de território. O tratado traz benefício mútuo, servindo como ferramenta para o desenvolvimento de Bento Gonçalves e das cidades irmãs.

As cidades de Mori, Isera e Brentonico foram acrescidas ao acordo em fevereiro de 2020.
 

O que as cidades têm em comum:

A região com a qual Bento Gonçalves possui o protocolo de intercâmbio apresenta características semelhantes às da Serra Gaúcha. A região de Vallagarina à qual pertencem os municípios de Rovereto, Nogaredo, Terragnolo, Trambileno e Villa Lagarina é muito parecida com o Vale dos vinhedos. A região produz os melhores vinhos tintos do norte da Itália, além de ser cortada pelo Rio Adige que se assemelha ao Rio das Antas. Na Província Autônoma de Trento funciona ainda a Escola de Enologia de San Michele al Adige, que realiza as pesquisas e formação de jovens para o mercado de enologia. Trento é a capital do Histórico Concilio de Trento que reformou a Igreja Católica. Além disto, as primeiras 20 famílias de imigrantes chegados a Bento Gonçalves em 24 de dezembro de 1875 eram trentinas e posteriormente novos grupos de trentinos e vênetos se juntaram a estes pioneiros na colonização do município.



Histórico:

- Em Bento Gonçalves: assinatura do acordo, em 15/06/2007 / Em Rovereto, em 09/11/2007

- Em Bento Gonçalves: renovação e confirmação do pacto das cidades-irmãs, em 13/02/2009


- Em Bento Gonçalves: inclusão no acordo das cidades de Mori, Isera e Brentonico, em 20/02/2020


Objetivos do projeto em 2009:

- Cursos para jovens na Escola Alberghiera de Rovereto

- Cursos de Enologia com a Escola de San Michele Al Adige e IFRS (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul) – Bento Gonçalves

- Desenvolvimento do Cooperativismo, com a Federação das Cooperativas do Trentino

- Educação Patrimonial e Legislação nos Parques Trentinos, formação de biólogos de Bento Gonçalves e atuação no Meio Ambiente

- Apoio a projetos de solidariedade internacional e propostas para bairros de Bento Gonçalves

- Desenvolvimento do turismo e enogastronomia e capacitação da equipe da Secretaria Municipal de Turismo

- Publicação de livro sobre Imigração e Gemellaggio

- Desenvolvimento de Clube de Arco – esporte olímpico

- Sede para o Circolo Trentino de Bento Gonçalves

- Participação da equipe juvenil de vôlei de Bento Gonçalves no Torneio Europeu de Rovereto

- Parceria com Museu de Arte Moderna de Rovereto para integração dos artistas plásticos do Município

- Ações de formação técnica com o Centro de Formação Profissional Giuseppe Veronesi

  

 

 

Cidades irmãs italianas


Rovereto














É a maior entre as cinco cidades com as quais foi firmado o Gemellagio, com cerca de 50 quilômetros quadrados de área territorial. Situa-se na região do Trentino-Alto Ádige, província de Trento e conta com cerca de 39.972 habitantes (2018). A cidade é famosa por ter sediado o primeiro concerto de Wolfgang Amadeus Mozart, quando o pianista tinha 14 anos. Rovereto também possui o maior Museu de Arte moderna do norte da Itália.

 

www.comune.rovereto.tn.it

 

 

Villa Lagarina

 











 

 

 

É a segunda maior cidade entre as cinco cidades-irmãs de Bento Gonçalves. Com cerca de 3.843 habitantes (2018) e uma área de 24 quilômetros quadrados, situa-se na região do Trentino-Alto Ádige, província de Trento.

 

www.comune.villalagarina.tn.it

 

 

Nogaredo

 














Conta com cerca de 2092 habitantes (2018) e tem uma área de 3 quilômetros quadrados. Pertence à região do Trentino-Alto Ádige, província de Trento. Sua extensão territorial é pequena, chegando a apenas três quilômetros quadrados.

 

www.comune.nogaredo.tn.it

 


 

Trambileno













 

Cidade pertencente à região do Trentino-Alto Ádige, na província de Trento, Trambileno tem uma população estimada em 1.485 habitantes (2018) e uma área de 50 quilômetros quadrados. Sua densidade populacional é uma das menores, com apenas 24 habitantes por quilômetro quadrado. Em área territorial equipara-se com a cidade de Rovereto, com 50 quilômetros quadrados de extensão.

 

www.comune.trambileno.tn.it





Terragnolo














Terragnolo é uma pequena cidade da região do Trentino-Alto Ádige, na província de Trento. Conta com uma população de apenas 709 habitantes (2018) distribuídos em 39 quilômetros quadrados, o que equivale a 19 habitantes por quilômetro quadrado. Tem a mais baixa densidade populacional entre as cidades-irmãs de Bento Gonçalves.

www.comune.terragnolo.tn.it

 



Mori

 

Mori é uma cidade da região do Trentino-Alto Ádige, na província de Trento, com uma população de 9942 habitantes (2018). Possui uma área territorial de 34 quilômetros quadrados.

https://www.comune.mori.tn.it/




Isera





Isera é uma cidade da região do Trentino-Alto Ádige, na província de Trento, com uma população de 2775 habitantes (2018). Possui uma área territorial de 14,1 quilômetros quadrados.

https://www.comune.isera.tn.it/

 


Brentonico




Brentonico é uma cidade da região do Trentino-Alto Ádige, na província de Trento, com uma população de 4002 habitantes (2018). Possui uma área territorial de 62 quilômetros quadrados.

https://www.comune.brentonico.tn.it/





Cidade irmã argentina

 

Luján de Cuyo















Bento Gonçalves  e a cidade argentina Luján de Cuyo assinaram acordo de irmandade no dia 14 de maio de 2012. O acordo  permite a criação de convênios em diversas áreas, como gastronomia, enologia, enoturismo, e outras que envolvam a cultura dos municípios.

Luján de Cuyo é conhecida como a terra do Malbec. A cidade está  situada na área central/norte da província de Mendoza, tem 27.594 habitantes (2010) e uma área territorial de 11 quilômetros quadrados.  


lujandecuyo.gob.ar 

  

 


Cidade irmã portuguesa

  

Cartaxo 














 

Bento Gonçalves e a cidade portuguesa de Cartaxo assinaram acordo de cooperação em 30 de agosto de 2012, durante o II Congresso Latino Americano de Enoturismo. O acordo permite a criação de convênios em diversas áreas, como gastronomia, enologia, enoturismo, e outras que envolvam a cultura dos municípios. A cidade possui uma área territorial de 158,17 quilômetros quadrados e 24.462 habitantes (2011).

 

A cidade de Cartaxo conhecida como 'Capital do Vinho' por se destacar na atividade vitivinícola. Localiza-se no distrito de Santarém. 

 
www.cm-cartaxo.pt