menu
ALT + 1
conteúdo
ALT + 2
home
ALT + 3
pesquisar
ALT + 4

contraste

texto

Início do conteúdo

cidadão > Segurança Pública > Companhia Especial de Bombeiro Militar - CEBM

Companhia Especial de Bombeiro Militar - CEBM

 

  

 

Companhia Especial de Bombeiro Militar - CEBM

Bento Gonçalves

 

 

Companhia Especial de Bombeiro Militar - CEBM 

 

Avenida Osvaldo Aranha, 359 – bairro Juventude do Enologia - CEP 95700-200

Atendimento ao público:
. segunda, terça e quarta: 13h às 17h30

. quinta: 13h às 17h

. sexta: 8h30 às 11h30

(54) 3451-1133 

5bbm-cebm@cbm.rs.gov.br 


 

Emergências: 193

 

 

Missão

Os Bombeiros têm a missão constitucional de “Prevenção e combate à incêndios, busca, salvamento, resgate, investigação de sinistros e execução de atividades de defesa civil”.

 

Comandante

Major Márcio Müller Batista

 

Cidades atendidas

A responsabilidade territorial de atendimento dos Bombeiros de Bento Gonçalves abrange oito municípios: Bento Gonçalves, Garibaldi, Carlos Barbosa, Santa Teresa, Monte Belo do Sul, Boa Vista do Sul, Coronel Pillar e Pinto Bandeira. 



Breve histórico

Com o nome de 'Estação nº 10 da Corporação Brigada Militar', os bombeiros de Bento Gonçalves foram instalados no município em 31 de outubro de 1954, tendo como primeiro comandante o 3º Sargento Bombeiro Militar Fernando Corrêa Batista. A sede era localizada em prédio de madeira em caráter provisório, de propriedade da prefeitura municipal. O efetivo contava com 12 Bombeiros Militares e um caminhão Auto Bomba Tanque de prefixo Nº48.

Em 5 de janeiro de 1959 a Estação de Bombeiros muda-se para um novo prédio na Avenida Osvaldo Aranhaconstruído pela prefeitura municipal, e desde então permanece nesta sede.

Em julho de 1999 foi criado o Fundo Municipal de Reequipamento dos Bombeiros de Bento Gonçalves - FUMREBOM. Com a capacidade financeira do fundo foi possível atender com maior qualidade e eficiência os chamados da comunidade pois houve investimento em melhorias nas instalações físicas, nos materiais e equipamentos. 

Em novembro de 2009 foi inaugurada a segunda sessão de combate a incêndio, localizada no bairro Fenavinho, com a finalidade de reduzir o tempo de atendimento aos sinistros pela localização das ocorrências.

Em 2014 o Corpo de Bombeiros Militar de Bento Gonçalves completou sessenta anos de serviços prestados à comunidade bento-gonçalvense.

 

Centro de Treinamento da Serra Gaúcha

No Centro de Treinamento são ministrados cursos de qualificação do efetivo da cidade e treinamentos das turmas de novos soldados. O espaço também pode ser utilizado por corporações de toda a Serra Gaúcha e para atividades práticas do Curso Técnico de Prevenção e Combate a Incêndio - CTPCI, voltado a funcionários de empresas da região. 

O Centro de Treinamento está localizado no bairro Cohab, em Bento Gonçalves, numa área de 422 metros quadrados. O espaço possui áreas para desenvolvimento de treino de combate a incêndio, salvamento e resgate, possui uma torre de treinamento de salvamento em altura, uma oficina de combate ao fogo, uma casa de fumaça e túneis subterrâneos para treinamento de salvamento em espaço confinado. O local também tem salas de aula, alojamento e refeitório.

 

Capacidade operacional

34 bombeiros militares

- 4 veículos para combate a incêndios

- 2 veículo de salvamento e resgate

- 1 veículo de salvamento em altura

- 7 veículos leves

- 2 motocicletas para execução da prevenção de incêndios 

- 1 veículo de comando