Município chega a cinco mil jovens envolvidos em atividades no contraturno
27/03/2014 10:50 atualizada em 27/03/2014 13:30

Foi oficializada nesta quinta-feira, dia 27, mais uma importante ação que integra um dos temas estruturantes do governo municipal, que é o Saber e o Viver. São políticas públicas voltadas ao cidadão, às pessoas, aos bento-gonçalvenses e englobam edução, prática esportiva, cultura, assistência social e todas as demais áreas que tratam da vida em sociedade. Trata-se do Programa Segundo Tempo, que atende cerca de mil crianças e adolescentes de seis a 17 anos em 10 núcleos nos bairros Aparecida, Planalto, Municipal, Maria Goretti, Fátima, Zatt, Barracão, Cohab II e no Vale dos Vinhedos.

De acordo com o perfeito Guilherme Pasin, este é o início de um projeto que foi gestado com bastante carinho. Em janeiro de 2013, ao assumir a administração municipal, apenas 800 alunos estavam envolvidos com atividades no contraturno, número que foi aumentando gradativamente graças às políticas adotadas na área de Esporte e Cultura. Com o programa, o município chega à marca de cinco mil jovens atendidos. "Este projeto implica diretamente no desenvolvimento dentro da sala de aula. São mais mil crianças que dentro das atividades esportivas, estão longe do ócio e das más companhias. O contraturno é um novo rumo para Bento Gonçalves", destaca.

O Programa Segundo Tempo é uma realização da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (SEMJEL) em parceria com o Ministério do Esporte. São desenvolvidas as modalidades de atletismo, basquete, dama, dominó, futebol, futsal, lutas, ginástica, ginástica rítmica, handebol, peteca, voleibol e xadrez. "Este não é um projeto realizado com intuito de formar grandes atletas, mas temos a certeza que no desenvolvimento das atividades surgirão pérolas de um tamanho muito grande e nosso município será contemplado com grandes atletas", complementa o prefeito.

O programa estava desativado no município. A atual administração por meio da SEMJEL, refez todo o projeto, e no final de 2013 recebeu a autorização do Ministério do Esporte para iniciar as atividades a partir deste ano. "Este programa é resultado de um esforço conjunto, sempre pensando em fazer o melhor para as crianças e os adolescentes do município. Posso afirmar que 10% do que a Secretaria de Esportes planejou fazer começa se concretizar hoje", destaca o secretário Gustavo Sperotto.

Para atender as necessidades do programa, foram selecionados 10 professores de educação física e 10 acadêmicos/monitores de educação física, que atenderão 100 escolares três vezes por semana. Em fevereiro, os monitores participaram de uma capacitação promovida pelo Ministério do Esporte, com o objetivo aprimorar o conhecimento profissional, com informações sobre metodologia, diretrizes e funcionamento do programa.

Núcleos:

- Ginásio Municipal de Esportes, no bairro Planalto