Projeto da EMEF Senador Salgado Filho aborda a vitivinicultura
30/06/2014 09:46 atualizada em 30/06/2014 09:51

Na última terça-feira, dia 24 de junho, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Senador Salgado Filho, de São Valentim, apresentou aos alunos do curso de Pedagogia da UCS/CARVI o projeto interdisciplinar "Eu, construindo minha história neste chão que é Bento", que aborda a vitivinicultura. A ação integrou o evento Vivências e Relatos de Estágio, coordenado pela professora Mestre Jane Lourdes Dal Pai Giugno, e que marcou o encerramento do primeiro semestre letivo do ano e serviu para compartilhar os projetos desenvolvidos durante os estágios II, III e IV.

O projeto da escola tem por objetivo valorizar e resgatar os costumes e o trabalho dos imigrantes italianos. As atividades estão sendo desenvolvidas a partir de visitas aos parreirais nas diferentes estações do ano, acompanhando assim todo o processo de cultivo das uvas, principal produto do município. Durante as visitas são observados a colheita das uvas, o período da amarração, a poda, a brotação, a poda verde e o tratamento nos parreirais. Também haverá visitação a uma vinícola, onde será observada a fabricação e comercialização do produto final.O projeto envolve todas as turmas da escola e também envolve ações de outros projetos desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Educação, como o Olhar Atento: Ciências para Vida - Alimentação Saudável e Um olhar encantador sobre Bento Gonçalves.

Foto: Escola Senador Salgado Filho