2º Encontro Internacional de Prateiros ocorre de 10 a 13 de outubro, na Fundação Casa das Artes
30/09/2019 08:17

De 10 a 13 de outubro, a Fundação Casa das Artes sedia o 2º Encontro Internacional de Prateiros – Um encontro de mestres.  Considerado o maior evento da América Latina do setor, países como Brasil, Argentina, Bolívia, Chile e Peru estarão presentes, além de contar com 35 expositores.

A programação conta com diversas atrações como demonstração de cinzelado, palestras, exposições, lançamento do livro “El Bermejo, una ruta hacia la plata en el siglo XVI”, de Horacio Bertero e show com o grupo Quarteto Coração de Potro (Os ingressos já estão disponíveis para retirada no setor administrativo da Fundação Casa das Artes com limite de duas unidades por pessoa).

Há 16 anos trabalhando com a prata, o professor, fundador da Escola de Artes Santo Elói e organizador do evento, Raul Sartor Filho destaca que quem trabalha com esse metal faz arte: “é um trabalho minucioso, com nuances, onde cada peça tem uma história, uma técnica. E o nosso evento vai possibilitar essa troca de conhecimentos e de integração que já tem uma projeção estadual e nacional na área.”.

Também organizador do 2º Encontro Internacional de Prateiros, o empresário Darci Poletto ressalta que desde quando a escola foi fundada, em junho de 2017, a procura só cresceu: “felizmente a Escola de Artes Santo Elói cumpre a sua função de resgatar o antigo ofício da prataria. Por isso, ela tem um caráter de formação onde as turmas, que comportam no máximo seis alunos, ganham apostila, dicas de onde adquirir as ferramentas e como montar a sua oficina”.

O secretário da Cultura e presidente da Fundação Casa das Artes, Evandro Soares, salienta que “o evento tem um diferencial que nos remete diretamente à figura do artesão, da sua importância dentro de uma Cultura. Suas criações dialogam com o tempo, com histórias, com técnicas, onde se configura um patrimônio cultural imaterial e material inestimável”.

O 2º Encontro Internacional de Prateiros é uma realização do Ministério da Cidadania e de Raul Sartor Filho Artista Prateiro com patrocínio de Robopac, Supermercados Grepar, Bangus Brasil, Dom Victorio, Imobiliária Faggion, Grupo Valor, Forma Espaços Imobiliários, Construtora Poletto, Família Salton, Sucos Suvalan, PCR Metal e conta com o apoio da Escola de Artes Santo Eloi, da Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves por meio da Secretaria da Cultura e Fundação Casa das Artes, Hotel Vinocap, Majola, Geeb Work, Canta Maria e ABCCC.

Dia 10/10 (quinta-feira)

19h30 - Abertura Oficial do 2º Encontro Internacional de Prateiros – Um encontro de mestres

22h - Encerramento.

Dia 11/10 (sexta-feira)

14h - Abertura da exposição

20h - Demonstração de cinzelado ao publico na Praça do Museu Histórico Casa do Imigrante

22h - Encerramento

Dia 12/10 (sábado)

08h30 - Palestra com Horacio Bertero: Potosi y las herramientas para el laboreo de la plata

09h - Palestra com Henrique Fagundes da Costa: Prataria gaúcha: até onde podemos chegar para encontrar suas raízes?

Lançamento do livro: El Bermejo, una ruta hacia la plata en el siglo XVI

12h - Almoço

14h - Abertura da exposição

20h - Show com Quarteto Coração de Potro no anfiteatro, entrada franca, sugestão 1kg de alimento não perecível