250 estudantes se apresentarão na segunda edição do EducArte, Festival Estudantil de Arte
29/10/2018 09:45 atualizada em 30/10/2018 12:26

Com intuito de incentivar o interesse pela arte entre os estudantes da rede de ensino de Bento Gonçalves, as Secretarias de Cultura e de Educação elaboraram o projeto “EducArte - Festival Estudantil de Arte”, sendo esta a sua segunda edição.

Tendo como meta gerar o intercâmbio de saberes entre artistas locais, estudantes e escolas no contraturno, a iniciativa abrange linguagens artísticas como música, dança e teatro, tendo conquistado, em julho deste ano, o terceiro lugar na 2º edição do Prêmio de Boas Práticas na Gestão Pública Municipal da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs).

De caráter não competitivo (não haverá premiação), a apresentação dos alunos da segunda edição do EducArte está marcada para os dias 5 e 6 de novembro, a partir das 19h30, na Fundação Casa das Artes. Segundo o secretário da Cultura e presidente da Fundação Casa das Artes, Evandro Soares, “trata-se de um momento que visa à valorização do desenvolvimento das aptidões inatas dos estudantes integrando e estimulando a interdisciplinaridade das artes”.

O Festival iniciou seus trabalhos em agosto com a primeira etapa onde as escolas encaminharam as fichas de inscrição. Após, cada educandário organizou seu festival estudantil, onde a Secretaria da Cultura disponibilizou 15 artistas locais para apoiar os alunos na produção dos seus trabalhos. Os artistas foram às escolas para contribuir com seus conhecimentos técnicos como iluminação, direção, atuação, marcação de cena, orientações, dentro de cada segmento. Posteriormente, a comissão julgadora selecionou os destaques.

Aproximadamente 700 alunos de 14 escolas estaduais e municipais se envolveram no Festival, sendo 250 selecionados para a grande noite pela coordenadoras do evento da SMED, Luciane Sberse e Marli Marangoni Tasca, e o representante da SECULT, Cristian Bernich.

Segue abaixo as datas das apresentações que serão realizadas entre as 19h30 às 21h30

05 de novembro – Festival Estudantil de Música

06 de novembro – Festival Estudantil de Dança e Teatro