Agricultura: cursos capacitaram 120 agricultores no primeiro semestre
01/07/2014 08:23

"Investir em qualificação não é um gasto, é um investimento". A afirmação é do secretário de Desenvolvimento da Agricultura, Thompsson Didoné. Até o momento, no primeiro semestre de 2014 o Programa Municipal de Qualificação e Desenvolvimento do Meio Rural de Bento Gonçalves, criado através da lei 5627/2013, já capacitou 120 agricultores em diferentes áreas de atuação.

Os cursos foram agendados conforme as demandas levantadas pelas lideranças de cada comunidade. Até o momento dez turmas já concluíram a capacitação, e outros nove cursos estão agendados. Nesta segunda-feira, dia 30, iniciou o curso de "Tortas e Recheios", no 15 da Graciema, no Vale dos Vinhedos. As aulas seguem até a quarta-feira, dia 2 de julho. Na quinta-feira, dia 3, o mesmo curso será ofertado no distrito de Tuiuty.

O programa é promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Agricultura, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bento Gonçalves, Emater, Embrapa e Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS).

Cursos já realizados:

Instalação de Motores Elétricos (duas turmas): Eulalia Alta, em Faria Lemos

Panificação Caseira: Vale Aurora, em Faria Lemos

Panificação Caseira: Burati, em Tuiuty

Aproveitamento Integral de Alimentos: Vale dos Vinhedos

Panificação Caseira: Santo Antônio, em São Pedro

Panificação Caseira: Linha Ceara: Vale dos Vinhedos

Eletricista Rural: Vale Aurora, em Faria Lemos

Operador de Tratores Agrícola: Vale dos Vinhedos

Operação e Manutenção de Tratores Fruteiros: Linha Zemith, no Vale dos Vinhedos.