Aleitamento Materno vale Ouro
02/08/2013 17:56 atualizada em 02/08/2013 18:11

Aconteceu na tarde desta sexta-feira, 02, a cerimônia de abertura da Semana Mundial da Amamentação, que neste ano tem como tema, "Tão importante quanto amamentar seu bebê é ter alguém que escute você". O encontro aconteceu no Salão Nobre da Prefeitura, e contou com a presença de representantes das Unidades de Saúde do Município.

Para o Secretário da Saúde, Roberto Miele, o aleitamento materno é a melhor forma de fornecer ao recém-nascido todos os nutrientes necessários para um crescimento saudável. A orientação é que o bebê receba exclusivamente o leite materno até os seis meses e, depois, seja associado a outros alimentos, até que a criança complete dois anos ou mais. "Nessa relação do amamentar, entra a própria relação da criança com a mãe, e isso estimula o seu lado social. Além de ser benéfico para saúde", disse.

De acordo com a enfermeira, Núbia Beche, Bento Gonçalves desde 2009 conta com o Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno (GRAM), que trabalha fortemente nas ações de promoção da Amamentação. "O grupo é de extrema importância para incentivar as mães a alimentarem seu filho com o leite materno, elas recebem desde o começo a orientação necessária e isso se torna um incentivo", destaca.

A Primeira Dama, Cynthia B. Gomes Costa Pasin, destacou em seu pronunciamento a importância do leite materno. "Nutrição e carinho nos primeiros anos de vida são cruciais para uma boa saúde e para o bem-estar ao longo da vida. Na infância, nenhum presente é mais precioso do que o aleitamento materno", salienta.

Neste ano, além das atividades que serão realizadas nas Unidades de Saúde, como cantinho da amamentação e orientação em sala de espera, também serão realizadas visitas a empresas, para divulgar as Salas de Apoio à Amamentação. Além disso, para comemorar a data o prédio da Prefeitura, será iluminado com a cor dourada, que simboliza a campanha. "Queremos mostrar com a cor dourada que a "Amamentação Vale Ouro"", finaliza Núbia.

Foto: Carina Furlanetto

ÁUDIOS