Alunos da EMEF General Rondon visitam propriedade rural
02/12/2013 14:31 atualizada em 02/12/2013 14:37

Dando continuidade ao Projeto Olhar Atento - Ciências para Vida - Alimentação Saudável, que teve como ponto de partida as atividades pedagógicas realizadas em sala de aula, os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental General Rondon visitaram a propriedade de Charles Strapazzon, integrante da Associação dos Agricultores Familiares de Bento Gonçalves e que fornece alimentos para a merenda escolar. Durante a visita, realizada na última sexta-feira, dia 29 de novembro, as crianças conheceram árvores frutíferas, como a ameixeira, a estufa onde são cultivadas as verduras e a plantação de cenouras. Strapazzon explicou aos estudantes como é realizado o plantio, a metodologia do cultivo e os cuidados diários com a lavoura.

O projeto é desenvolvido pela Prefeitura de Bento Gonçalves, por meio da Secretaria de Educação, com apoio da Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e da Emater. "Estas atividades visam a aproximação dos alunos com os agricultores, estimulando o consumo da merenda escolar, fortalecendo os bons hábitos alimentares e promovendo assim a saúde de nossos alunos", destaca o secretário de Desenvolvimento da Agricultura, Thompsson Didoné.

Desde o inicio do projeto houve uma grande mudança em relação à alimentação dos alunos. "Certamente a alimentação deles está mais saudável em razão das escolhas feitas na hora de compor o prato. Podemos perceber que houve uma evolução tanto na escola como dentro de casa", comenta, a secretária de Educação, Iraci Luchese Vasques.Além das atividades em sala de aula, os alunos também já visitaram a Feira Ecológica, no início de outubro. Outra ação que envolveu as crianças foi o cultivo da horta nas dependências da escola.

Com as verduras plantados por eles foram preparados os alimentos servido aos pais, alunos e professores durante uma confraternização realizada no último mês. O cardápio incluiu bolo de espinafre e suco de couve. Após a celebração, os pais e alunos levaram para casa as receitas para que os mesmos alimentos também possam ser preparados em casa. "Os alunos se deliciaram pelo simples fato de serem os responsáveis pelo cultivo do alimento consumido", salienta a secretária.

Foto: SMED