Assinado convênio de 25 projetos contemplados pelo Fundo Municipal de Cultura
08/12/2017 15:01 atualizada em 08/12/2017 15:22

Na manhã desta sexta-feira, dia 8, foi realizada a assinatura dos convênios de 25 projetos contemplados pelo Edital 01/2017 do Fundo Municipal de Cultura que serão executados no ano de 2018. Vários segmentos artísticos como teatro, dança, música, artes visuais, audiovisual e tradicionalismo estão entre as áreas que receberão o recurso totalizando um investimento de R$ 682.758,11 na área cultural do município de Bento Gonçalves.

Segundo o Secretário da Cultura e presidente da Fundação Casa das Artes, Evandro Soares, os projetos contemplados refletem a promoção, o reconhecimento e a valorização da produção cultural local. Para ele, “o Fundo Municipal de Cultura permite aos proponentes meios de produção, difusão e fruição de suas manifestações artísticas. Assim, ficamos felizes por ampliar os mecanismos de participação social, formação de platéias e a salvaguarda do patrimônio e da memória cultural”.

Em seu pronunciamento o prefeito Guilherme Pasin, destacou a diversidade dos projetos aprovados: “Nos propusemos a construir caminhos diferentes, e os senhores apresentaram formas destas condições saírem do papel. Hoje fico orgulhoso, e vejo o quanto avançamos nas manifestações culturais. Hoje temos uma Bento Goncalves que respeita o passado, representa o presente e traça um futuro glorioso.”

O presidente do Conselho Municipal de Política Cultural, Leandro Magnaguagno, ressalta "que o trabalho do conselho é ir além da aprovação dos projetos culturais. O órgão exerce uma responsabilidade plena no exercício da cidadania cultural, respeitanto suas diferenças e linguagens."

Rafael Rigo Vignatti, proponente do projeto “Blackbirds 21 anos”, enfatiza que “o Fundo Municipal de Cultura, para nós da classe artística, é uma ferramenta importante no sentido de poder viabilizar uma série de ações e atividades que possibilitem desenvolver nosso trabalho e retribuir para a comunidade produtos culturais de qualidade”.

Abaixo segue a lista dos projetos culturais contemplados pelo Fundo Municipal de Cultura (Edital 2017/01)

Matronas - Silvio Henrique Klima

Sábado Mágico - Ademar Urnau