ASTROBENTO- Semana de Astronomia de Bento Gonçalves
26/02/2020 09:52 atualizada em 02/03/2020 16:23

De 2 a 6 de março Bento Gonçalves receberá o Simpósio da União Astronômica Internacional/(IAU) "Symposium 359 - Galaxy Evolution and Feedback across Different Environments (GALFEED)". O evento reunirá no Hotel Dall'Onder mais de 150 cientistas, astrofísicos e astrofísicas, de todo o mundo para debater sobre a evolução de galáxias e galáxias de núcleo ativo com o objetivo de aprimorar nosso conhecimento sobre estes objetos.

A comissão organizadora do simpósio conta conta participação de docentes e pós-graduandos do Departamento de Astronomia do IF/UFRGS, UFSM e UFFS, sendo apoiado pela IAU, IF/UFRGS, FAPERGS,CNPq, SAB e Instituto Serrapilheira.

Como evento paralelo voltado à população em geral acontecerá no mesmo período na Fundação Casa das Artes a ASTROBENTO - Semana de Astronomia de Bento Gonçalves. Serão sessões de planetário para escolas e o público em geral, formação de professores da rede municipal em educação em astronomia, palestras realizadas por cientistas estrangeiros (em português ou com tradução simultânea) sobre Buracos Negros, o tamanho do objetos celestes e aglomerados de galáxias,  além de exposição e observação do céu com telescópios.

A ASTROBENTO é uma realização da IAU, do Departamento de Astronomia do I/F- UFRGS, do Planetário da UFRGS Prof. José Baptista Pereira e FAPERGS e conta com o apoio da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação e da Fundação Casa das Artes, e do IFRS Campus Bento Gonçalves.