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Agência de Notícias

Atendimento ao cidadão conta com novas ferramentas online
15/05/2014 11:09 atualizada em 15/05/2014 13:44

A Prefeitura de Bento Gonçalves é a primeira na Serra Gaúcha a aderir ao Urbotip, uma rede social que permite aos usuários apontar os problemas do município. É mais uma ferramenta de interatividade com o cidadão que vem agregar ao atendimento prestado pelo serviço de ouvidoria do Fala Cidadão (0800). Com o programa ficará ainda bem mais fácil qualquer pessoa se comunicar com a Prefeitura para solicitar serviços diversos como troca de lâmpadas, limpeza de ruas, fiscalização de terrenos, recolhimento de entulhos, pavimentação, entre outros.  "Juntos, cidadão e poder público podem cooperar para resolver os problemas da cidade, apontando soluções para que tenhamos uma Bento Gonçalves cada vez melhor para se viver", destaca o prefeito Guilherme Pasin.              

 

O Urbotip é um serviço através do qual o usuário pode compartilhar questões da cidade com o mundo, na tentativa de mostrar às autoridades os locais certos onde agir. Disponível online e por app em celulares Android e iOS, a plataforma usa a lógica das redes sociais, com perfis e votações das causas mais populares, além de espaços para comentários. A aplicação é gratuita, tanto para os usuários como para os órgãos públicos que decidam ser apoiadores, ganhando o direito a relatórios e logos no site.              

 

Nesta rede social, os problemas ou reclamação registrados recebem o nome de causas. As causas podem ser classificadas em 12 categorias: infraestrutura, saúde, transporte público, lixo, trânsito, educação, segurança, meio ambiente, urbanismo, poluição, acessibilidade e saneamento. As demandas que são de responsabilidade da Prefeitura serão monitoradas pela equipe do Fala Cidadão, que encaminhará o pedido para a secretária responsável. Por meio da ferramenta, o cidadão pode registrar através do smartphone ou do computador sua reclamação, enviando fotografias ou vídeos e demarcando o local do problema no mapa.              

 

O cadastro no Urbotip é feito através da conta do Facebook ou e-mail do Google. O usuário poderá apoiar ou curtir as causas registradas pelos demais usuários e receberá notificações das ações que cadastrou. Caso o registro da causa seja feito pelo smartphone no local onde o problema está ocorrendo, a localização pode ser compartilhada via GPS. Ao registrar no computador, o usuário indica o local pelo Google Maps. Os registros podem ser publicados automaticamente no Facebook, permitindo que os amigos visualizem a causa.              

 

Nova Ferramenta Ouvidoria 0800              

 

Também já está em funcionamento a nova ferramenta online do serviço de Ouvidoria 0800. O novo sistema foi desenvolvido pelos técnicos da Coordenadoria de Tecnologia de Informação e Comunicação (CTEC) com a supervisão da Ouvidoria da Prefeitura, e tem por objetivo qualificar o serviço. Através de um ícone na página inicial do site da Prefeitura (www.bentogoncalves.rs.gov.br) o cidadão será direcionado para uma página onde poderá registrar a sua reclamação, cadastrando seus dados e um e-mail para contato.              

 

O número do protocolo será enviado para o e-mail cadastrado e o Fala Cidadão encaminhará o atendimento para a secretaria responsável por realizar o serviço solicitado. De acordo com a coordenadora da ouvidoria, Cleusa Frainer, a nova ferramenta vai facilitar o envio destas solicitações às secretarias e órgãos responsáveis, bem como agilizar o retorno a ser dado ao cidadão. No sistema, os protocolos são classificados conforme o status, que prioriza atendimentos mais urgentes. Além do Urbotip e da nova ferramenta online, o atendimento também continua a ser realizado através da ligação gratuita para o telefone 0800 979 6866.  

 

Como usar o Urbotip

- Na internet pode ser acessado pelo site www.urbotip.com e no smartphone pode ser feito o download do aplicativo na Play Store, para celulares Android, e na App Store, para celulares com sistema iOS.  

- Após a instalação, na primeira tela é possível se conectar com a conta do Facebook ou Google+. Permita que o aplicativo utilize o GPS e depois clique em "Aceitar" após ler os termos de condições de uso do Urbotip. Em seguida, o app irá reconhecer a localidade que você deseja reportar o ocorrido.  

- Clique no sinal "+" e, se desejar, adicione uma imagem do seu Facebook ou faça uma foto diretamente do app. Caso não queira enviar uma imagem, clique em "Pular" para inserir apenas informações. Na próxima tela, você irá descrever o que deseja que melhore naquela localidade como, por exemplo, tapar buracos, podar árvores, tocar uma lâmpada, recolher entulhos, etc.  

- Escolha uma categoria entre as diversas disponíveis. Todas são expostas em ícones. Se quiser compartilhar no Facebook, deixa o botão "on" ativado. Por fim, clique em "Publicar" e aguarde.  

- Na tela principal, no ícone "Meu perfil", você tem armazenadas as causas que incluiu assim como notificações e apoio de amigos. No mapa, é possível visualizar as causas deixadas por outras pessoas. Basta clicar em qualquer uma delas para apoiar ou comentar sobre o que pode ser feito.

 

 

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

Foto: Emanuele Nicola

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