Serviços de Convivência ofertam 600 vagas para crianças e adolescentes em 2020
27/11/2019 10:43 atualizada em 27/11/2019 11:14

As avaliações para ingresso nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do município seguem até o dia 31 de janeiro de 2020. As análises estão sendo realizadas pelos técnicos dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS's), sendo selecionadas as famílias com maior vulnerabilidade e risco social.

As famílias interessadas nas vagas oferecidas pelos seis SCFV devem agendar uma avaliação no CRAS de referência até a data final do período de avaliação. Para 2020, serão ofertadas 600 vagas.

Os Serviços disponibilizados pela Secretaria de Habitação e Assistência Social são: Programa AABB Comunidade, Balão Mágico, Carrossel da Esperança, SEST SENAT e Toquinha da Amizade, e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Infantil (CECI).

O SCFV complementa o trabalho social com famílias ofertado pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) realizado no CRAS, e, pelo Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI) realizado no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

As ações do SCFV são planejadas com a finalidade de fortalecer os vínculos familiares e comunitários por meio de intervenções sociais, criando situações desafiadoras e estimulantes, orientando os usuários na reconstrução de suas histórias. Para isso, realiza atendimentos em grupo, organizados conforme a idade das crianças e adolescentes, ofertando atividades lúdicas, artísticas, culturais, de lazer e esportivas, entre outras.

As crianças e adolescentes são atendidas quatro vezes por semana nos turnos da manhã e tarde, recebem quatro refeições diárias (café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde) e transporte gratuito.

Para o secretário de Habitação e Assistência Social, Eduardo Virissimo, os Serviços proporcionam uma série de benefícios às crianças e adolescentes. "Os pais podem enfrentar suas jornadas de trabalho sossegados, sabendo que seus filhos estão em um local seguro, de aprendizagem e crescimento pessoal", afirma.

Endereço e telefone dos CRAS's:

- CRAS I - Rua Calisto Orestes Sganzerla, 70 - bloco 2 - Bairro Ouro Verde - Junto ao Centro de Arte e Esporte Unificado - CEU - Fone: 3451-4833.

- CRAS II - Rua Luis Giardini, 10 - Juventude - Fone: 3055-7013.

- CRAS III - Rua Carlos Dreher Neto, 650, Bairro Vila Nova - Fone: 3451-4884.

Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura

Foto: Franciele Gonçalves