Bento Gonçalves é bicampeã do Prêmio Brasil Sorridente
02/02/2016 10:36 atualizada em 02/02/2016 11:48

Bento Gonçalves recebeu na tarde desta segunda-feira, 1º, o Prêmio Brasil Sorridente - edição 2015. Pela segunda vez consecutiva, o município conquistou o primeiro lugar na categoria dos municípios de 50.001 a 300.000 habitantes do Rio Grande do Sul. O prêmio é uma realização do Sistema Conselhos de Odontologia em parceria com o Ministério da Saúde, sendo concedido aos municípios brasileiros que se destacam na implantação e efetivação das políticas públicas de saúde bucal. A solenidade ocorreu no Salão Nobre da Prefeitura e reuniu autoridades, convidados e profissionais do setor de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

O certificado de premiação foi entregue pelo presidente do Conselho Regional de Odontologia do Rio Grande do Sul, José Maria Hauberbaun para o prefeito Guilherme Pasin e o coordenador do setor, Fernando Pinto de Souza. O município também recebeu 2.500 kits de higiene bucal oferecidos pelo CRO em parceria com a Colgate do Brasil. O material vai ser utilizado em campanhas de promoção de saúde bucal, principalmente, entre os estudantes da rede pública municipal.

O presidente do CRO, José Maria Hauberbaun, destacou o sucesso de um trabalho realizado ao longo de três décadas. "É um orgulho para o conselho estar nesta cidade bicampeã em saúde bucal. É um trabalho desenvolvido há mais de 30 anos e que ao longo do tempo veio sendo aperfeiçoado e deixando crianças e adolescentes com uma saúde com mais qualidade. Parabéns pelo trabalho", ressalta.

O prefeito Guilherme Pasin disse que o trabalho reflete na qualidade da saúde pública. "Bento é a capital do sorriso. Esse é o resultado de um trabalho de excelência realizado pelo setor de saúde bucal. O resultado é visto e comprovado na saúde das nossas crianças e adolescentes, pois com muito esforço em programas de prevenção e conscientização, estamos com um índice de cáries bem menor. Esse é o maior legado que poderíamos deixar: uma geração com condições bem melhores que em outros tempos", afirma.

Em Bento Gonçalves, o Setor de Saúde Bucal tem 31 cirurgiões-dentistas e 23 auxiliares. Profissionais que, em 2015, prestaram 170 mil atendimentos. As atividades são exercidas em 19 unidades de saúde, além dos serviços de assistência domiciliar, bloco cirúrgico, radiologia, ortodontia preventiva e equipe de prevenção que realiza os programas nas escolas há mais de 30 anos.

No estado, o prêmio Brasil Sorridente é avaliado pelo Conselho Regional de Odontologia (CRO) e atribui pontuação para critérios como a cobertura de atendimento, especialização, quantidade de profissionais em atividade, complexidade no atendimento e campanhas de promoção de saúde bucal, entre outros. Nesta edição, foram premiados com os kits, os municípios vencedores em primeiro lugar em cada uma das três categorias em todos os estados brasileiros.

Assessoria de Comunicação Social - Prefeitura
Fotos: Emanuele Nicola