menu
ALT + 1
conteúdo
ALT + 2
home
ALT + 3
pesquisar
ALT + 4

contraste

texto

Início do conteúdo

Agência de Notícias > notícia

Agência de Notícias

Bento Gonçalves participa da Semana Mundial do Aleitamento Materno
20/07/2015 16:10 atualizada em 22/07/2015 16:06

Com o tema "Amamentação e Trabalho: Para dar certo, o compromisso é de todos", Bento Gonçalves se mobiliza para mais uma edição da Semana Mundial do Aleitamento Materno. De 1 a 7 de agosto, diversas atividades envolverão gestantes e puérperas. A promoção é da Prefeitura, por meio do Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno (GRAM), órgão vinculado a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Palestras, roda de conversa e avaliações odontológicas integram a programação, que se desenvolve nas unidades de saúde dos bairros e na praça Via Del Vino.


O evento culmina com o 2º Mamaço. No dia 7 de agosto, às 14h, em frente da Prefeitura, haverá um encontro de mães amamentando. O objetivo é mostrar que a amamentação é uma prática saudável e necessária tanto para o bebê quanto para a mãe e, por isso, pode ocorrer também em lugares públicos.  A meta é reunir o maior número de mães amamentando ao mesmo tempo. Durante o 2º Mamaço, a Madrinha da Amamentação de Bento Gonçalves 2015, Lia Nair Bussa da Silva, mãe do Davi Luis da Silva Junior, estará recebendo todas as mamães na Via Del Vino.    



Programação Via Del Vino

-03/08, tarde: Roda de Conversa sobre amamentação; Enfªs Núbia Beche e Evelise Bender e Nutª Érica Fiorin; -04/08, manhã: Avaliação Odontológica da mamãe bebê; Cirurgiãs Dentistas Juliana Schenato e Talita Postinghir; Auxiliares Kátya de Carvalho e Fernanda da Silva;  

-04/08, tarde: Orientações sobre amamentação com a fonoaudióloga; Fonoaudiólogas Izana Canova e Andreia Boeira;

-05/08, tarde: Aconselhamento Postural para Amamentar; Fisioterapeutas Juliana Caetano e Michele Donin; Roda de Conversa sobre maternidade; Psicologas Karina Paggi e Tatiane Cattani;

-06/08, tarde: Direitos da mulher que amamenta; Revivi e Coordenaria da Mulher;

-07/08, tarde: 2º Mamaço de Bento Gonçalves. Encontro de Mulheres Amamentando com Sorteio de Brindes;   



Unidades de saúde

Murais educativos e cantinho da amamentação durante todo o período  


Benefícios da amamentação

A prática da amamentação é benéfica não só para as crianças, mas também para as mães. No bebê, por ser um alimento completo e equilibrado, atende todas as necessidades de nutrientes e sais minerais até os seis meses de idade. Além disso, colabora para a formação do sistema imunológico da criança, previne alergias, obesidade e intolerância ao glúten.   Para as mães, a prática da amamentação protege contra o câncer de mama e de ovário, reduz o risco de a mulher desenvolver síndrome metabólica (doenças cardíacas e diabetes). Além disso, dá sensação de bem-estar e também ajuda no emagrecimento, porque consome até 800 calorias por dia.  


Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura
Foto: Cristiane Moro

BANCO DE IMAGENS