Bento Gonçalves passa a voar mais alto
14/03/2016 10:04 atualizada em 14/03/2016 16:14

Um marco para o desenvolvimento do município foi apresentado para a população na tarde do último sábado, 12 de março: o Aeroporto Municipal de Bento Gonçalves. Após um ano em obras, o município está pronto para alçar vôos maiores, graças às ações promovidas no local por meio de uma parceria público-privada.

A comemoração foi em ritmo de festa: um espetáculo de acrobacias aéreas, festival de food trucks, exposição de aviões e o sorteio de brindes e de seis vôos panorâmicos também marcaram a tarde. As bandas Serra e Fronteira, Irmãos Nunes & Grupo Parceria e Tchê Barbaridade subiram ao palco, animando os cerca de 10 mil participantes.

O prefeito Guilherme Pasin, em seu pronunciamento durante a solenidade oficial de inauguração, destacou a importância da obra para o desenvolvimento de Bento Gonçalves e região. “Estamos abrindo novos horizontes. Queremos que esse espaço seja lugar de muitas chegadas e partida”, disse.

Pasin agradeceu também “a visão de futuro do ex-prefeito Darcy Pozza, que já idealizava essa pista. Ao já falecido piloto Roberto Ross, que deixou um legado, uma história na qual a aviação civil de Bento não poderia ficar apenas com uma pista de 700 metros. Ainda, ao doutor Jorge, que nos registros foi um dos primeiros a pousar aqui. Essa obra é, também, um agradecimento e uma homenagem a vocês”.

Segurando a filha Ana Beatriz no colo o prefeito encerrou seu discurso. “Quero falar para a minha filha. Essa obra é para que você e todas as crianças que estão aqui acreditem que todos os nossos sonhos se realizam e, mais do que isso, se se tornam algo grandioso na vida de muita gente".

O presidente do Aeroclube de Bento Gonçalves, Flávio Savaris, relembrou “as noites que passamos pensando em formas de viabilizar esse projeto, esse sonho”. Savaris fez um agradecimento especial ao atual secretário Municipal de Saúde, Enio de Paris, então titular da pasta de Governo durante toda a trajetória da construção.

O secretário adjunto da Secretaria Estadual de Transportes, Vanderlan Frank de Almeida, demonstrou sua satisfação com a obra. “Parabéns ao município pelo incansável empenho. Contem conosco para darem o próximo passo, a construção do terminal de passageiros”.

A solenidade foi encerrada com o descerramento da placa inaugural. Integraram o palanque oficial também: o secretário municipal de Saúde, Enio de Paris; o presidente da Câmara da Indústria, Comércio e Serviços (CIC/BG), Laudir Piccoli; o presidente da Câmara de Vereadores, Valdecir Rubbo; o superintendente da Corsan, Marcus Vinicius de Almeida; o deputado Federal Jeronimo Goergen; o deputado Estadual João Reinelli e o diretor da Concresul, Pedro Reginatto.

O aeroporto

As obras iniciaram em março de 2015. A pista, anteriormente de saibro, recebeu 6.807 toneladas de asfalto. Sua extensão passou de 900x10 para 1.380 mil metros por 23 de largura. O local recebeu também um pátio para aeronaves, antes inexistente, com cerca de oito mil metros quadrados. A sinalização horizontal também foi aplicada.

Com a ampliação da pista, o aeroporto de Bento Gonçalves enquadra-se às normas da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para operação de vôos executivos. Nessa etapa, foram investidos R$ 3.979.941,23, sendo R$ 2.116.000,00 provenientes do Ministério do Turismo (MTur), R$ 1.463.941.23 de recursos do município e R$ 400.000,00 do setor privado.

Agora, o poder público trabalha na construção do terminal de passageiros. O projeto já foi desenvolvido e deverá ser enviado ainda neste mês para avaliação da ANAC. Com retorno positivo, inicia-se a captação de recursos.

O valor estimado é de R$ 400 mil. O local terá cerca de 180 metros quadrados, com sala de embarque, desembarque, banheiros e área de alimentação. A construção do terminal de passageiros permitirá pouso e decolagem de vôos comerciais e as aeronaves terão capacidade para 45 passageiros.

*Foram premiados com vôos panorâmicos os ingressos de número: 7832, 4307, 4435, 11510, 12122, 16500, 19120, 7818, 11674, 16671. Os ganhadores devem procurar a Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura, localizada no último andar do Prédio da Prefeitura (Marechal Deodoro, nº70, centro).

Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura
Fotos: Cristiane Moro e Emanuele Nicola