Bento Gonçalves sedia Exposição Panorama da Escultura em Pedra do RS e Encontro de Escultores Gaúcho
18/11/2016 09:57 atualizada em 18/11/2016 09:59

Paralelamente ao IV Simpósio Internacional de Escultores, Bento Gonçalves sedia outras duas atrações: a Exposição Panorama da Escultura em Pedra do Rio Grande do Sul e o Encontro de Escultores Gaúchos em Pedra, ambos com a curadoria do escultor Mario Cladera. Os eventos ocorrem na Rua Coberta, localizada na Rua Dr. Rolando Gudde, com visitação das 9h às 20h.  A entrada é gratuita.

De acordo com o curador, a Exposição inclui alguns nomes de artistas seminais junto a outros ainda atuantes que consolidaram sua carreira nos anos 80. São obras realizadas em diversas pedras e que apresentam uma identidade da escultura local com uma grande influência de produção figurativa. Os escultores que integram são: Francisco Stockinger, Gumercindo Pacheco da Silva (Guma), Cláudio Martins Costa, Paulo Aguinsky, Eloísa Tregnago, Che Kalika, Henrique Radomsky, Jamil Fraga e Mauri Menegotto (Gotto).

Já o Encontro de Escultores Gaúchos em Pedra, reúne três artistas atuantes do estado do RS. Eles trabalham a pedra como suporte da sua obra e que são bons exemplos do que se pode aguardar da produção escultórica gaúcha. Além de consolidar um diálogo entre os três, possibilitará o intercâmbio junto aos escultores do IV Simpósio. O que permite, de alguma forma, que a experiência do Encontro e do Simpósio estabeleça uma troca de experiências entre os participantes. Os escultores selecionados para este Encontro são: Ricardo Kersting, Hidalgo Adams e Ricardo Aguiar.

O IX Simpósio Internacional de Escultores no município é uma realização do Instituto Tarcísio Michelon e da Associação Caminhos de Pedra, com financiamento do Sistema Pró Cultura RS. Conta com apoio da Prefeitura de Bento Gonçalves.

Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura

Fotos: Alba Arte