menu
ALT + 1
conteúdo
ALT + 2
home
ALT + 3
pesquisar
ALT + 4

contraste

texto

Início do conteúdo

Agência de Notícias > notícia

Agência de Notícias

Bento registra redução de 10% em autuações de motoristas sob efeito de álcool
17/01/2019 14:28 atualizada em 17/01/2019 14:31

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a combinação de álcool e direção é uma das principais causas de acidentes de trânsito no país. Em Bento Gonçalves, de acordo com relatórios da Operação Balada Segura, o percentual de motoristas autuados por estarem sob o efeito da substância em 2018 apresentou redução de 10,8% quando comparado ao ano anterior.


No decorrer das ações em 2018, foram abordados 1.277 veículos, dos quais 387 foram autuados por infringirem alguma norma do Código de Trânsito. Das 387 autuações, 48% estão relacionadas à alcoolemia. O percentual representa uma queda quando comparado a 2017, uma vez que, das 699 infrações cometidas no ano, 58,8% se referiam à embriaguez no volante.


Ainda sobre as operações do ano passado, foram realizados 1.141 testes de etilômetro, recolhidas 189 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH's) e removidos 52 veículos. Dentre as infrações mais recorrentes estão: licenciamento vencido (59) e permitir direção ao condutor sem Carteira Nacional de Habilitação (37).


Para o coordenador de Políticas Públicas do Trânsito, Thiago Fabris, a queda reflete o trabalho desenvolvido pela fiscalização paralelo à conscientização. "Além da fiscalização, o motorista estar consciente de que seus atos podem trazer consequências não apenas para si mesmo, mas para todos os envolvidos em um acidente, seja ele pedestre ou condutor, é fundamental para reverter ainda mais esse cenário e proporcionar um trânsito mais seguro", destaca.


Balada Segura

De forma a tentar reduzir esses índices, em uma articulação entre os órgãos de trânsito e de segurança, a Operação Balada Segura trabalha na conscientização, por meio de campanhas educativas, e de fiscalização, por meio de blitzes com foco no combate a embriaguez ao volante.


A ação é realizada em conjunto pelo Departamento Municipal de Trânsito (DMT), Brigada Militar, Polícia Civil e DETRAN.

 

 

Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura