Biblioteca Pública comemorou 79 anos de laços com a comunidade bento-gonçalvense
28/08/2019 15:32 atualizada em 28/08/2019 15:37

Na última semana, a Biblioteca Pública Castro Alves realizou ações alusivas aos 79 anos de fundação. A direção convidou escritores e ilustradores do município para deixar uma mensagem ou um desenho na parede interativa da recepção. A parede foi decorada com várias mãos dos mais diferentes gêneros e traços, tornando-se um livro aberto que reflete a produção intelectual de Bento Gonçalves.

Integrando a programação, a Biblioteca realizou contação de histórias com os educandários EMI Mundo do Saber e EMEF Anselmo Luigi Piccoli e o Ceacri Toquinha da Amizade. Foram realizadas atividades, que atendeu 80 crianças, com os livros “O coelhinho insone”, de Carol Roth, e “Os dez sacizinhos”, de Tatiana Belinky.

Também houve a promoção da integração e a articulação de entidades como Lar Luchese, Lar do Ancião e ADV-BG. Na ocasião, foi entregue livros e publicações contempladas pelo Fundo Municipal de Cultura, além de levar os escritores para realizar rodas de conversa.

De acordo com o secretário da Cultura e presidente da Fundação Casa das Artes, Evandro Soares, “através desta descentralização de nossas ações realizando visitas, proporcionamos uma integração desses atores sociais às atividades culturais e também a comunidade a possibilidade de acesso às obras do Fundo Municipal de Cultura”.

A diretora da Biblioteca Pública, Paula Gautério, destaca que “a passagem do aniversário me surpreendeu com o retorno de tamanha atenção e carinho de escritores, artistas e comunidade em geral por esta instituição, já que a Biblioteca é uma senhorinha de 79 anos, cheia de vida, conhecimentos e histórias para contar. Mais do que estimular a leitura, nosso objetivo, ao longo destes anos, sempre foi tornar a instituição um polo ativo de cultura e lazer para a comunidade”.

Fotos: Divulgação/Fundação Casa das Artes/Biblioteca Pública Castro Alves