Biblioteca pública é selecionada em projeto patrocinado por Bill Gates
05/10/2015 16:10 atualizada em 05/10/2015 19:01

A Biblioteca Pública Municipal Castro Alves acaba de conquistar mais um importante incentivo para o desenvolvimento de projetos educacionais e sociais com a chegada de 10 novos computadores por meio do projeto mundial CDI Bibliotecas, patrocinado por Bill Gates. Nesta segunda-feira, 05, os equipamentos foram apresentados para a comunidade.

Em maio deste ano, a biblioteca pública foi uma das escolhidas pelo Comitê para a Democratização da Informática (CDI) em todo o Brasil para participar da iniciativa, que tem como principal objetivo modernizar esses espaços conectando-os às novas tecnologias e permitindo o desenvolvimento de projetos de fomento educacional e social da comunidade local. Inicialmente, as máquinas foram cedidas em regime de comodato (empréstimo) por um período de dois anos.

Após esta etapa, serão doadas definitivamente ao município. Além de fornecer os equipamentos de última geração, o projeto também promove a capacitação da equipe da biblioteca. "A biblioteca deve ser um ambiente transformador e um importante um espaço de democratização para comunidade, e esse projeto possibilita esses momentos", ressalta o Prefeito Guilherme Pasin.

O CDI utiliza a tecnologia como ferramenta de transformação social, estimulando o empreendedorismo, a educação e a cidadania nas comunidades.

Fazendo parte da Rede, o projeto está presente em 14 países no mundo como Chile, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, Inglaterra, México, Portugal, entre outros, sendo uma iniciativa que já transformou a vida de 1,64 milhões de pessoas.

Foto: Emanuele Nicola