CAIC desenvolve projeto pedagógico-cultural “Educando Corações”
17/06/2019 14:45 atualizada em 17/06/2019 14:56

A EMEF Profª Maria Borges Frota, também conhecida como CAIC, desenvolve anualmente um projeto pedagógico-cultural que, neste ano, teve como tema “Educando Corações” que foram envolvidas todas as turmas do educandário.

As disciplinas trabalharam a importância da educação dos sentimentos e da inteligência emocional. Por exemplo, a Educação Física vai realizar os jogos de integração, em julho, que vai unir alunos de várias turmas numa mesma equipe, criando mais amizades dentro da escola e priorizando a cooperação e o respeito. A inteligência emocional permite à pessoa canalizar suas emoções para situações adequadas, praticar a gratidão e desenvolver relações interpessoais.

Na última semana, foi lançado um videoclipe (que pode ser acessado por meio deste link https://youtu.be/8E1aUceep68) que é emoldurado pela música do Queen, “Crazy little thing called love”, com os alunos do 9º ano. Misturando música, interpretação e inglês, o objetivo esperado foi desenvolver mais do que gramática ou pronúncia, mas sim almejar à desinibição ao uso de novas tecnologias e principalmente ao orgulho de pertencimento à sua escola e comunidade.

O critério para a escolha da música foi após assistirem ao filme Bohemian Rapsody que relata fatos da vida do cantor e líder da banda Freddy Mercury que segundo Patrícia Tarso, professora de Língua Inglesa, “foi como exemplo de coragem de ser autêntico e buscamos em suas músicas as coisas boas que ele deixou”.

Ainda, Patrícia ressalta que o trabalho dos alunos foi além das expectativas e que é preciso promover e difundir o bom trabalho pelos estudantes que abraçaram os desafios: “acredito que com a divulgação deste trabalho de qualidade que o CAIC desenvolve, gostaríamos que a comunidade pudesse enxergar a capacidade criativa e artística de nossos alunos e apreciassem os resultados que são muito bons”.

O projeto ainda prevê atividades como as apresentações no evento “Manhã da Poesia” que ocorre em julho na EMEF Professora Maria Borges Frota e esquetes de dança, em novembro, no final da etapa municipal do Speeling Bee, na Fundação Casa das Artes.

Fotos: Divulgação/EMEF Professora Maria Borges Frota