Caminhada Luminosa fortifica luta pelo fim da violência contra a mulher
28/03/2019 11:28 atualizada em 28/03/2019 11:44

Integrando a programação do Mês da Mulher em Bento Gonçalves, a Caminhada Luminosa ocorreu nesta quarta-feira, 27, percorrendo um trajeto da Praça da Igreja Cristo Rei até a Rua Coberta. A ação envolveu representantes de entidades e cidadãos que, unidos por um mesmo ideal, participaram do ato que pediu pelo fim da violência contra mulher que atinge todas as classes sociais, etnias e escolaridade.

Nilsa Alves, 64 anos, aposentada, destacou que “na atualidade há um sentimento muito forte de desamor pelo próximo. E quando se refere ao gênero feminino constatamos que é pior. São atos como esse nos fazem visualizar e nos mover por lutar por uma realidade melhor para nós, mulheres”.

Já o contador Rafael Bochi chama a atenção para essa luta diária e que merece todo apoio do gênero masculino. “Hoje estou aqui para manifestar meu protesto, o meu apelo, para que todas as formas de violências contra a mulher tenham fim. A opressão precisa acabar”, afirma.

Já a presidente da Sociedade 20 de Novembro, Zilda Núncio, que estava presente com o seu filho adolescente, comentou “que é preciso pautar diariamente a luta contra o preconceito feminino, que no âmbito racial ganha contornos mais tristes, pois a mulher negra é que mais sofre com as manifestações de violência. E se faz necessário começar por dentro de casa, ensinando aos nossos filhos, como combater esse mal”, ressalta.

A coordenadora da Coordenadoria da Mulher e do Centro Revivi, Regina Zanetti, salientou que a violência é um problema estrutural, de responsabilidade de todas as esferas sociais. “A violência bate em todas as portas. Ela não escolhe. Ela se manifesta na rua, no trabalho, dentro de casa. E quando falamos em igualdade de gênero, nós não estamos falando de estar acima dos homens. Mas, sim, estar lado a lado como demonstraram esses homens que nos acompanharam nesta caminhada. De ter as mesmas oportunidades, os mesmos direitos”.

O grupo foi recebido na Rua Coberta pelo músico Jatir Dequigiovani, com atividades nas bancas de artesanato e comes e bebes. A Caminhada Luminosa foi organizada pela Coordenadoria da Mulher e Centro Revivi e contou o apoio da Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher, Núcleo da Polícia Comunitária, Fundação Casa das Artes, Secretaria Municipal de Turismo, Secretaria Municipal de Saúde, Departamento de Trânsito e Casa do Artesão e do Artista Plástico.

Fotos: Jose Martim Estefanon