menu
ALT + 1
conteúdo
ALT + 2
home
ALT + 3
pesquisar
ALT + 4

contraste

texto

Início do conteúdo

Agência de Notícias > notícia

Agência de Notícias

Campanha de vacinação contra o HPV
25/02/2014 09:41

A Prefeitura de Bento Gonçalves, através da Coordenação de Imunizações da Secretaria da Saúde realiza em março a Campanha Nacional de Vacinação Contra o HPV. A meta é vacinar cerca de 1.800 adolescentes do sexo feminino de 11 a 13 anos, nascidas entre 11 de março de 2000 a 11 de março de 2003. As vacinas são gratuitas.

A campanha de vacinação contra o HPV iniciará nas escolas do município e, posteriormente, será disponibilizada nas unidades básicas de saúde para aquelas adolescentes que não puderam ser vacinadas nas escolas. A segunda dose do esquema vacinal será realizada nas unidades de saúde, a partir do mês de setembro de 2014.  

 

Conforme o coordenador do setor de Imunizações, enfermeiro Maichel Manfredini, o HPV é um vírus que se instala na pele ou em mucosas, ficando no organismo durante anos de maneira adormecida e podendo evoluir para cânceres como o de colo de útero. A transmissão ocorre por contato direto com a pele ou mucosas infectadas, principalmente por relações sexuais. Também pode ser transmitido de mãe para filho durante o parto. "Além de destacar a importância da imunização, a campanha desenvolvida em parceria com as escolas, conforme determinação do Ministério da Saúde reforça a necessidade de trabalhar a prevenção", destaca.  

 

A vacina será composta por três doses. A primeira estará disponível entre março e abril. A segunda em setembro de 2014, a terceira será agendada para 60 meses após a primeira dose.  

 

Serviço:

O que:

- Campanha de Vacinação Contra o HPV - adolescentes do sexo feminino de 11 a 13 anos.  

Onde: Nas escolas de Bento Gonçalves, durante os meses de março e abril. Nas Unidades de Saúde, a partir de abril, para as adolescentes que não puderam ser vacinadas nas escolas.  

Esquema Vacinal: 3 doses

1ª dose: entre março e abril - Escolas e na Unidade de Saúde

2ª dose: em setembro - Unidades de Saúde

3ª dose: 5 anos após a primeira dose - Unidades de Saúde  

 

Obs: Levar a Carteira de Vacinação para registro nas escolas e na Unidade de Saúde.  

 

Por que vacinar na adolescência? Como a principal forma de transmissão do vírus HPV se dá através das relações sexuais, é mais vantajoso vacinar as meninas durante a adolescência e pré-adolescência, quando a maioria delas ainda não iniciou a atividade sexual. Os estudos demonstram que a vacina tem maior eficácia nas mulheres vacinadas que nunca foram expostas ao vírus.

 

 

 

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

Imagem divulgação