menu
ALT + 1
conteúdo
ALT + 2
home
ALT + 3
pesquisar
ALT + 4

contraste

texto

Início do conteúdo

Agência de Notícias > notícia

Agência de Notícias

Casa do Vinho e de Produtos Artesanais reinaugura na Via Del Vino
02/05/2018 18:37 atualizada em 03/05/2018 16:45

A Casa do Vinho e do Centro de Comercialização de Produtos Artesanais reinaugurou nesta quarta-feira, 2, na Via Del Vino. O novo espaço passou por reformas em seu layout interno e no madeirame.

 

A Casa recebeu fechamento em vidro para proteção de intempéries na parte de comércio das agroindústrias e artesãos, além de reforma no sanitário, adaptação para deficientes físicos e/ou mobilidade reduzida, bem como benfeitorias em espaço onde está prevista a instalação de cafeteria. Outra mudança decorrente é o Centro de Atendimento ao Turista (CAT), atualmente anexo à Prefeitura, que será transferido para a Via Del Vino, na antiga Casa do Artesão.

 

O secretário de Turismo, Rodrigo Ferri Parisotto, frisou os benefícios que o novo espaço irá trazer. “A revitalização tem o objetivo de aprimorar a infraestrutura turística do Município, além de oferecer mais segurança e melhorias no atendimento aos turistas através da qualificação dos espaços e dos produtos comercializados, uma vez que as obras contemplaram reformas para acessibilidade e somente famílias certificadas pelo programa Selo Sabor de Bento comercializarão produtos agroindustriais na Casa do Vinho”.

 

O presidente da Câmara de Vereadores, Moisés Scussel Neto, ressaltou que “todas essas melhorias, desde a parte do comércio até a infraestrutura, fazem parte do bom atendimento aos moradores e turistas que procuram uma lembrança de Bento Gonçalves. Um atendimento diferenciado é que demostra o progresso e o desenvolvimento de Município”.

 

Em seu pronunciamento, o prefeito Guilherme Pasin, destacou a importância do momento: “Estamos entregando para nossa comunidade um espaço que vem para agregar e valorizar ainda mais a nossa Via Del Vino. Aqui serão comercializados produtos da nossa terra, o vinho, o pão, o artesanato, em fim será um espaço para mostrar nossa cultura”. 

 

O projeto é uma meta do contrato de repasse que tem por objeto "Apoio a Projeto de Infraestrutura Turística - Urbanização da Rua Coberta, Reforma e Readequação da Casa de Cultura (Casa do Vinho) e do Centro de Comercialização de Produtos Artesanais no Município de Bento Gonçalves-RS", para a qual foi investido R$ 45.529,79, destes, R$ 4.543,87 são recurso municipal, o restante é repasse da União pelo Ministério do Turismo.

 

Segundo registros do Arquivo Histórico, a Via Del Vino foi projetada em 1990, pelos 100 anos da emancipação política. O Centro era constituído de uma rua direita e esquerda, porém, ao longo dos anos, construiu-se o calçadão numa das vias, demonstrada com temas referentes à trajetória do Município. O vinho, por ser um ícone da história de Bento, que projetou a economia a nível nacional, não podia ficar de fora e se consolidou com La Casa Del Vino. No local também se estabeleceu o artesanato, a fim de mobilizar o centro da cidade com venda de produtos agroindustriais e com sabor regional.

 

A Casa do Vinho e Centro de Comercialização de Produtos Artesanais funciona de segunda a sábado, das 8h às 17h.

 

Artesanato

Economia Solidária (Fecosol)

Cantina Benta

Artesãos independentes

 

Agroindústrias

Casa da Serra

Janete Produtos Coloniais

Gallon Sucos

Titton Produtos Coloniais

Anita Marcolin

Iracema Dalpiva

Rossi Produtos Coloniais

Casa Rebello

 

Assessoria de Comunicação Social

Fotos: Franciele Gonçalves/Jose Martim Estefanon

 

BANCO DE IMAGENS