Casa do Vinho e de Produtos Artesanais reinaugura na Via Del Vino
02/05/2018 18:37 atualizada em 03/05/2018 16:45

A Casa do Vinho e do Centro de Comercialização de Produtos Artesanais reinaugurou nesta quarta-feira, 2, na Via Del Vino. O novo espaço passou por reformas em seu layout interno e no madeirame.

A Casa recebeu fechamento em vidro para proteção de intempéries na parte de comércio das agroindústrias e artesãos, além de reforma no sanitário, adaptação para deficientes físicos e/ou mobilidade reduzida, bem como benfeitorias em espaço onde está prevista a instalação de cafeteria. Outra mudança decorrente é o Centro de Atendimento ao Turista (CAT), atualmente anexo à Prefeitura, que será transferido para a Via Del Vino, na antiga Casa do Artesão.

O secretário de Turismo, Rodrigo Ferri Parisotto, frisou os benefícios que o novo espaço irá trazer. “A revitalização tem o objetivo de aprimorar a infraestrutura turística do Município, além de oferecer mais segurança e melhorias no atendimento aos turistas através da qualificação dos espaços e dos produtos comercializados, uma vez que as obras contemplaram reformas para acessibilidade e somente famílias certificadas pelo programa Selo Sabor de Bento comercializarão produtos agroindustriais na Casa do Vinho”.

O presidente da Câmara de Vereadores, Moisés Scussel Neto, ressaltou que “todas essas melhorias, desde a parte do comércio até a infraestrutura, fazem parte do bom atendimento aos moradores e turistas que procuram uma lembrança de Bento Gonçalves. Um atendimento diferenciado é que demostra o progresso e o desenvolvimento de Município”.

Em seu pronunciamento, o prefeito Guilherme Pasin, destacou a importância do momento: “Estamos entregando para nossa comunidade um espaço que vem para agregar e valorizar ainda mais a nossa Via Del Vino. Aqui serão comercializados produtos da nossa terra, o vinho, o pão, o artesanato, em fim será um espaço para mostrar nossa cultura”.

O projeto é uma meta do contrato de repasse que tem por objeto "Apoio a Projeto de Infraestrutura Turística - Urbanização da Rua Coberta, Reforma e Readequação da Casa de Cultura (Casa do Vinho) e do Centro de Comercialização de Produtos Artesanais no Município de Bento Gonçalves-RS", para a qual foi investido R$ 45.529,79, destes, R$ 4.543,87 são recurso municipal, o restante é repasse da União pelo Ministério do Turismo.

Segundo registros do Arquivo Histórico, a Via Del Vino foi projetada em 1990, pelos 100 anos da emancipação política. O Centro era constituído de uma rua direita e esquerda, porém, ao longo dos anos, construiu-se o calçadão numa das vias, demonstrada com temas referentes à trajetória do Município. O vinho, por ser um ícone da história de Bento, que projetou a economia a nível nacional, não podia ficar de fora e se consolidou com La Casa Del Vino. No local também se estabeleceu o artesanato, a fim de mobilizar o centro da cidade com venda de produtos agroindustriais e com sabor regional.

A Casa do Vinho e Centro de Comercialização de Produtos Artesanais funciona de segunda a sábado, das 8h às 17h.

Artesanato

Economia Solidária (Fecosol)