Conferência da Cidade acontece no dia 15 de maio
02/05/2013 16:04 atualizada em 02/05/2013 16:04

O município de Bento Gonçalves promove no próximo dia 15 de maio no auditório da UCS/ CARVI a 5ª Conferência Municipal das Cidades. A Conferência tem a finalidade de discutir sobre a temática proposta pela Conferência Nacional e Estadual: "Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana já". O objetivo do evento é reafirmar e fortalecer a participação comunitária na discussão do processo de desenvolvimento do Município, eleger representantes para 5° Conferência Estadual das Cidades e aprovar o Regimento da Conferência Municipal de Bento Gonçalves.

Realizada em todas as cidades do Brasil, a organização do evento, no município, é do Instituto de Planejamento Urbano - IPURB. De acordo com o Diretor do órgão, João Marcelo Bertani, "a conferência é o momento de um planejamento de toda a cidade". Entre os temas a serem estudados estão transporte urbano, saneamento, mobilidade urbana, habitação e desenvolvimento. A comissão preparatória é composta por representantes de instituições da sociedade civil organizada e dos poderes Executivo e Legislativo.

A Conferência consolida um processo que se iniciou na Constituição de 1988, com a inclusão dos artigos 182 e 183, que tratam da questão urbana, tendo o histórico de uma realidade social de inexistência de políticas e estruturas institucionais que dessem conta da realidade e da complexidade das cidades no Brasil. Os interessados em participar poderão se inscrever gratuitamente por meio do e-mail inscrições@bentogoncalves.rs.gov.br, informando nome completo, endereço e RG.

Confira programação:

8h: Credenciamento

8h30min: Início dos trabalhos com aprovação do Regimento Interno

8h45min: Abertura Oficial pelo Exmo. Sr. prefeito municipal Guilherme Pasin

9h30min: Palestra 'Desenvolvimento Urbano' com o arquiteto, urbanista e mestre em Planejamento Urbano e Regional pela  UFRGS, André Melatti

10h30min: Coffee Break

11h: Palestra 'Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano - Eixos Temáticos' com a arquiteta urbanista da Prefeitura de Bento Gonçalves, Magda Cobalchini.

12h: Intervalo

13h30min: Formação de grupos temáticos - inscrições