Conselho Municipal de Cultura toma posse em Bento
23/08/2013 10:00 atualizada em 23/08/2013 13:38

O prefeito Guilherme Pasin entregou nesta quinta-feira (22), as portarias de nomeação a 18 representantes da sociedade civil e do poder público que passam a constituir o Conselho Municipal de Politica Cultural de Bento Gonçalves. Outras oito pessoas também receberam portarias para integrarem a Comissão Municipal de Incentivo à Cultura. A cerimônia aconteceu no salão nobre do palácio municipal e contou com a presença de diversos representantes do setor artístico e cultural do município.

Entre as várias competências do Conselho Municipal de Política Cultural estão a de definir parâmetros gerais para aplicação dos recursos do Fundo Municipal de Cultura, analisar, selecionar e emitir pareceres acerca da viabilidade técnica, econômica e financeira dos projetos concorrentes e fiscalizar a aplicação dos recursos.

O prefeito Guilherme Pasin, em seu pronunciamento, motivou os conselheiros para que estudem e discutam o aperfeiçoamento da lei municipal Nº 5.467/2012.Pasin também conclamou os conselheiros para que atuem na garantia do pleno exercício dos direitos culturais e no acesso às fontes de financiamento da cultura para todos. "Desejo que os recursos sejam geridos da forma mais eficiente possível. Os recursos públicos não podem ficar a mercê de decisões políticas. Espero que os projetos sem plenamente repartidos com a comunidade", disse.

O Secretário municipal de Cultura, Jovino Nolasco de Souza detalhou aos presentes as recentes ações da secretaria, culminaram com a nomeação do conselho. O Conselho Municipal de Politica Cultural de Bento Gonçalves será presidido por Cristian Bernich.

Representantes da Sociedade Civil

SEGMENTO

NOME TITULAR NOME SUPLENTE
ARTES  CENICAS EDSON RODRIGO POSSAMAI ROGERIO SANTANA