menu
ALT + 1
conteúdo
ALT + 2
home
ALT + 3
pesquisar
ALT + 4

contraste

texto

Início do conteúdo

Agência de Notícias > notícia

Agência de Notícias

Cursos de qualificação gratuitos integram comunidades do interior
30/08/2018 09:54 atualizada em 30/08/2018 09:58

Os cursos de qualificação rural oferecidos às comunidades do interior do município vão muito além de transmitir conhecimentos. Neles são resgatados o censo de integração e cooperativismo dos moradores que se reúnem para se qualificar e trocar experiências.

 

Os quatros distritos de Bento Gonçalves: Tuiuty, Faria Lemos, Vale dos Vinhedos e São Pedro já receberam 16 capacitações gratuitas, de janeiro a agosto, certificando 220 pessoas nas áreas de gastronomia e informática. As iniciativas são oferecidas pela Secretaria de Agricultura, por meio do Programa de Qualificação Rural, em parceria com entidades. 


Para receber os cursos, as comunidades interessadas precisam organizar uma turma de pelo menos 12 pessoas e solicitar a qualificação à pasta. De acordo com a coordenadora das atividades, a engenheira agrônoma Sheila Carvalho, os encontros são alternativas de geração de renda e empreendedorismo para as regiões. "É de extrema importância os moradores se mobilizarem para serem beneficiados com as iniciativas. Nosso objetivo é atender a demanda de cada grupo e incentivar o espírito de associativismo, resultando em desenvolvimento nas localidades", salienta.


Ainda neste ano, está previsto a realização de mais cinco capacitações que contemplarão as comunidades das linhas Buratti (Tuiuty), Paulina (Faria Lemos) e do distrito de São Pedro, abrangendo também a área de floricultura.


Além disso, a Secretaria está repaginando o Programa Municipal de Qualificação para agregar aos cursos de gastronomia em 2019, além de receitas, conhecimentos de nutrição, saúde, resgate de hábitos saudáveis, aproveitamento dos recursos da propriedade rural e empreendedorismo.


As capacitações são desenvolvidas em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Emater- RS/Ascar e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bento Gonçalves (STRBG).

 

Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Agricultura no telefone: 3055-7107.

 

 

 

Assessoria de Comunicação Social