Desfile dos Festejos Farroupilhas leva mais de 3 mil pessoas para o Centro
15/09/2014 09:17 atualizada em 15/09/2014 10:25

A Via Del Vino ficou lotada na tarde de sábado, 13. O grande público prestigiou o Desfile Comemorativo aos Festejos Farroupilhas, realizado pelo município que leva o nome do líder da Revolução Farroupilha, General Bento Gonçalves da Silva. O evento, que não era realizado há anos, teve início com a recepção da Chama Crioula. A retomada do desfile levou mais de 3 mil pessoas para ver de perto a expressão tradicionalista.

Antes e no final, o helicóptero da Brigada Militar sobrevoou a região central, exibindo uma bandeira do Rio Grande do Sul. O desfile inciou pela rua Estefânia Pasquali, seguindo pela Marechal Floriado e passando pela Via Del Vino. Ao término, a equipe de limpeza da prefeitura lavou as ruas.

Em seu pronunciamento, o prefeito Guilherme Pasin enalteceu a demonstração de tradicionalismo da população, parabenizou e agradeceu especialmente ao Piquete Imigrante Farrapos, responsável por conduziu a Chama Crioula, trazida em cavalgada desde o município de Cruz Alta até Bento. Em reconhecimento à disponibilidade, dedicação e sentimento de amor à tradição gaúcha, o Poder Público Municipal utilizou a imagem-símbolo destes cavalaríanos em todas as peças de divulgação dos Festejos Farroupilhas 2014.

O desfile foi aberto pela Banda Marcial da Brigada Militar e pelos alunos da Escola Municipal Alfredo Aveline. Em seguida, contou com a participação de Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) e Piquetes.

Joaquim Bertoco, de 63 anos, foi patrão de CTG por mais de dez anos. Ele desfilou ao lado da filha, Criatiane Bertoco e ficou entusiasmado com a participação do público. “Acho que abrirmos os olhos muito tarde. O grande público prova que as tradições estão vivas e que o desfile é uma forma de difundir nossa cultura”, observou.

A advogada Susan Moré mantinha um sorriso de deslumbre. “Magnífico! Cultuar nossas tradições sempre foi importante. Esse movimento é para isso, para lembrar o povo sobre a importância de preservar nossa cultura”, afirmou.

Os Festejos Farroupilhas 2014 são uma promoção da prefeitura através da Secretaria Municipal da Cultura (Secult), em parceria com a Associação Bento-gonçalvense da Cultura Tradicionalista Gaúcha (ABCTG), Brigada Militar, Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), 11ª Região Tradicionalista e dos CTGs da cidade.

A programação completa dos Festejos Farroupilhas pode ser conferida aqui.

Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura

Fotos: Emanuele Nicolla/ Priscila Boeira