Dia Internacional de Prevenção das LER/DORT é comemorado neste sábado
27/02/2015 15:32 atualizada em 27/02/2015 15:40

Neste sábado 28 de fevereiro, é comemorado o Dia Internacional de Prevenção das Lesões por Esforços Repetitivos/ Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (LER/DORT). Para propor uma reflexão sobre a prevenção destes distúrbios e promover uma melhora da qualidade de vida do trabalhador em seus postos de trabalho, o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) realizou na última quinta-feira, 26, um encontro com os servidores da Coordenadoria de Tecnologia de Informação e Comunicação (CTEC).

Na ocasião, a fisioterapeuta Kássia Roberta Jacobi e a estagiária de fisioterapia Lucena Pompermayer explicaram a importância de tomar algumas medidas preventivas através da prática de exercícios de conscientização corporal, alongamentos e relaxamento. As LER/DORT são termos que se referem ao conjunto de doenças e sintomas que afetam especialmente as articulações, os músculos, os tendões e os nervos, caracterizando as tendinites, bursites, tenossinovites e mialgias. Sendo causadas pelo excesso e rapidez de movimentos, falta de pausas, manutenção de posturas inadequadas por tempo prolongado, esforço físico intenso, fadiga mental excessiva, ambiente e organização do trabalho inadequados.

Os principais problemas são dores musculares, formigamento e fadiga e, até mesmo, incapacidade funcional.

Dicas de Prevenção:

- realizar pausas rápidas e constantes em qualquer atividade que se exerça repetitividade excessiva ou em postura inadequada por tempo prolongado;

- a cada uma hora de trabalho na mesma posição, dar uma caminhada e realizar exercícios de alongamento muscular que englobem as regiões de maior envolvimento nas atividades laborais;

- evitar posturas incorretas durante o período de trabalho, sentar-se com a coluna ereta e apoio para os pés;

- adaptar, se possível, o ambiente de trabalho à estrutura corporal de cada indivíduo e à atividade executada.

Jaicimara de Oliveira

SESMT- Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho da Prefeitura de Bento Gonçalves adota uma abordagem interdisciplinar que atua sobre as esferas corporal, psicossocial e afetiva, o que é essencial para o efetivo cuidado da saúde dos servidores.