Prefeitura homenageia família que há 28 anos plantou um carvalho na Centenário
05/06/2013 15:46 atualizada em 06/06/2013 08:42

Nesta quarta-feira, dia 5 de junho, comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. Para celebrar a data a Prefeitura de Bento Gonçalves, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, promoveu uma homenagem à Família Splendor. A cerimônia aconteceu na praça centenário, localizada no centro da cidade.

A Família Splendor foi homenageada, por simbolizar o respeito ao meio ambiente. Em 1985, Firmino Splendor e o filho Fábio Splenor ( in memoriam), plantaram na praça, a árvore do Carvalho. A árvore é símbolo da profissão de enólogo, e contribui para o preparo das barricas, utilizada para conservação, envelhecimento de vinhos e aguardentes.

De acordo com o Secretário Municipal do Meio Ambiente, Luiz Augusto Signor, a árvore, hoje adulta, é motivo de imensa satisfação, pois é o símbolo de solução para o profissional que exerce as atividades da bebida e respeito para Bento Gonçalves. "O Professor Firmino, e o seu filho executaram o plantio deste tão frondoso exemplar, está homenagem é de reconhecimento a um profissional que defende o meio ambiente, e que já difundiu o plantio de milhares de árvores em todo o país", salienta.

Na ocasião foi instalada junto à árvore uma placa de reconhecimento ao simbolismo do ato protagonizado pela Família Splendor. "É com imensa satisfação que hoje vejo está árvore colorindo a Praça, o Carvalho é uma árvore que representa o profissional desta bebida, símbolo do Município. Tenho a certeza que o meu filho Fábio estaria feliz por esse reconhecimento", afirmou Firmino Splendor.

Na oportunidade o Prefeito Guilherme Pasin acompanhado pelo Vice-Prefeito Mario Gabardo, por vários Secretários Municipais, e pela Primeira Dama Cynthia B. Gomes Costa Pasin, realizaram o plantio de uma árvore cerejeira. Em seu pronunciamento o prefeito destacou a importância de pequenos atos em favor do meio ambiente, como plantar uma árvore "O ato simboliza o compromisso de fazer mais em favor da vida. Convido a todos, para que continuem plantando árvores e espalhando vida pela cidade", destacou Pasin.

A atividade realizada nesta terça-feira, também integra a programação do Meio Ambiente que segue até sexta-feira, dia 07 de junho.

Foto: Emanuele Nicola

ÁUDIOS