EMI Pinguinho de Gente promove reflexões sobre o tema
14/09/2018 16:02 atualizada em 17/09/2018 16:23

A Escola Municipal Infantil Pinguinho de Gente realizou no dia 12 de setembro, uma atividade, na qual os pais dos alunos da escola foram convidados a participar da iniciativa com seus filhos. Momento em que, participaram do plantio de verduras na horta escolar, realizaram a experiência da germinação de sementes, tiveram a oportunidade de saborear um delicioso bolo de feijão, e um sanduíche de pão integral com folhas de alface colhidas na horta escolar.

Para os profissionais que atuam na EMI Pinguinho de Gente, a escola é um espaço privilegiado para a promoção da saúde, desempenhando papel fundamental na formação de valores, hábitos e estilos de vida, entre eles o da alimentação. Por isso, neste educandário, o assunto "Alimentação Saudável" é mais do que um tema: é uma meta.

A partir do Projeto pedagógico "Tesouros Comestíveis: conhecer, explorar, experimentar... Um convite à Alimentação Saudável", a escola busca inserir no ambiente escolar práticas alimentares que desenvolvam nas crianças hábitos de alimentação saudável.

Além das atividades desenvolvidas com os pais, desde o início do ano, o tema "Alimentação Saudável" está presente no ambiente escolar, desde a contação de histórias, preparo de alimentos, confecção de murais, brincadeiras dirigidas, trabalhos de pintura, recorte e colagem, até a construção da horta escolar.

Para a diretora da escola Nelci Piovesana Brandalise, "cabe a escola propor reflexões em torno das questões alimentares que envolvam a comunidade escolar, uma vez que, é nesta fase da educação infantil que a criança é convidada a conhecer uma infinidade de sabores e desenvolver hábitos que a acompanharão em toda a sua vida".