Empresa apresenta método de elaboração do PlanMob para entidades
30/01/2015 16:09 atualizada em 30/01/2015 17:15

Um encontro realizado no auditório do Centro de Tecnologia da Informação e da Comunicação (CTEC), na tarde desta sexta-feira, 30, serviu para apresentar a metodologia de elaboração do Plano de Transporte e Mobilidade Urbana de Bento Gonçalves (PlanMob). O trabalho está sendo executado pela empresa Plural Consultoria em Planejamento Territorial, que foi licitada pela Prefeitura. A apresentação foi realizada pelos arquitetos Marcelo Heck e Geisa Rorato. Participaram representantes da Prefeitura e de entidades, sindicatos e associações, entre outros. O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana (SEGIMU), responsável pelo processo.

Os arquitetos explicaram detalhes sobre as várias fases da elaboração, que começou em novembro de 2014, com a coleta de dados sobre Mobilidade, Circulação e Transporte Coletivo.  A segunda etapa é a leitura técnica que ocorre juntamente com a consulta popular, que começou em janeiro. A Prefeitura disponibilizou um canal de comunicação online para o cidadão, que pode colaborar com dados e opinar acessando o banner no site oficial do município ou diretamente através do endereço eletrônico http://www.bentogoncalves.rs.gov.br/pagina/plano-de-mobilidade-urbana-planmob.

Em fevereiro, devem acontecer audiências nas comunidades e, e, março, começa a pesquisa de campo. Depois, vêm as fases de Proposições e Diretrizes, Propostas, Elaboração da Minuta da Lei e Aprovação do Projeto de Lei. O plano deverá nortear as políticas públicas do setor nos próximos 15/20 anos.

Participaram do encontro, a arquiteta Samanta Rossetti, representando a SEGIMU, o coordenador da CETC, Luciano Cavalet; os presidentes do Centro de Indústria, Comércio e Serviços (CIC-BG), Leonardo Giordani; do Sindicato do Comércio Varejista (SINDILOJAS), Daniel Amadio, da Associação da Construção Civil da Região dos Vinhedos (ASCOM/Vinhedos), Diego Panazzolo, da União das Associações Comunitárias de Bairros (UACB), Marino dos Santos, além de representantes da AEARV, ATUASERRA, Projeto Viva Bento, Sindicatos dos Taxistas, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Conselho Municipal e Associação dos Deficientes Físicos (COMUDEF e ADEF).

Foto: Fernando Santos