Escola Santa Helena participa do projeto “Um olhar encantador sobre Bento Gonçalves”
02/07/2018 11:39 atualizada em 02/07/2018 11:42

Aprendizagem, descobertas, experiências. Essas palavras coloriram a tarde das turmas de 4º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Helena, na última sexta-feira, 29 de junho, durante a visita de estudos à Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves e ao Museu do Imigrante. As  atividades integram o projeto “Um olhar encantador sobre Bento Gonçalves”, da Secretaria de Educação.

Por meio do programa Visite a Câmara, os alunos conheceram o funcionamento da Casa Legislativa do município, receberam materiais informativos a respeito e, de forma lúdica, protagonizaram a simulação de uma Sessão Ordinária, no Plenário Fernando Ferrari. Com a vivência, os estudantes foram instigados a refletir sobre participação social, bem coletivo e processos democráticos, transferindo essas discussões para suas próprias experiências, na escola e na comunidade.

Durante a visita ao Museu do Imigrante, os estudantes conheceram objetos que contam a história da imigração italiana, ampliando seu olhar sobre a formação do município e aspectos culturais que caracterizam Bento Gonçalves. O momento provocou surpresas e suscitou significativas relações entre passado e presente.

As atividades propostas têm o objetivo de promover vivências que desenvolvam o conhecimento e a valorização do nosso município. O projeto busca oportunizar aos alunos a possibilidade de dar sentido a sua circunstância espaço-temporal, de encantar-se com o lugar onde vive e de sentir-se seu co-autor.

Fotos: Divulgação/SMED