Estudante vive um dia de Vice-prefeita
17/11/2015 11:33 atualizada em 18/11/2015 15:11

Esta terça-feira, 17, foi um dia especial na vida de sete alunos da Escola Municipal de Ensino Médio Alfredo Aveline. Eles foram os vencedores de uma Eleição organizada pela Campanha Cidadão Nota 10, promovida pela Secretaria Municipal de Finanças (SEFIN). Entre eles, Caroline dos Santos, 16 anos, aluna da turma 211 do turno da manhã. Ela foi eleita como Vice-prefeita na chapa liderada por Raiane Jaqueline Conci, do Partido Estudantil Fiscal (PEF). Elas foram eleitas por pontuação ao Plano de Governo, pois a eleição realizada no dia 30 de outubro, terminou empatada em 116 votos com a chapa composta pelos colegas Lucas Reginatto de Lima (prefeito) e Andrei Camargo Faés (vice), do Partido Democrata Republicano (PDR).

Assim como Raiane e os colegas que elas nomearam como secretários municipais de Finanças, Educação, Saúde, Viação e Obras Públicas e Habitação e Assistência Social, Caroline acompanhou o dia de trabalho do vice-prefeito Mario Gabardo. A agenda começou nas primeiras horas da manhã, com uma reunião de gabinete. Depois, realizaram um roteiro pelo distrito de São Pedro, onde ela conheceu a rotina dos serviços da Subprefeitura, onde foram recebidos pelo subprefeito Leocir Lerin. No local, ela conheceu as instalações do posto dos Correios e da unidade de saúde. O roteiro pelo distrito, inclui ainda uma visita à Escola Estadual de Ensino Fundamental São Pedro e o Centro de Triagem de Material Reciclável, onde ela conheceu o trabalho das separadoras e o processo de preparação do material para venda. A manhã encerrou com uma visita ao posto do Estratégia Saúde da Família Barracão e passagem pelas obras de pavimentação do acesso Leste, pela rua Arcido Garbin e outras vias já asfaltadas nos bairros Fátima, Santa Helena e Santa Marta. O primeiro compromisso da tarde foi na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas, onde ficou sabendo como funciona a parte operacional e administrativa. O roteiro externo encerrou na Secretaria Municipal de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana (SEGIMU) para Caroline conhecer como funciona a administração e fiscalização do trânsito em Bento Gonçalves.

Para o vice-prefeito Mario Gabardo, foi uma experiência diferente e gratificante. "É a primeira vez que tive a oportunidade de compartilhar o meu dia a dia de trabalho com uma pessoa que foi eleita para conhecer o trabalho do vice-prefeito, principalmente, sendo ela uma estudante. Procurei mostrar de uma forma global, como funciona a gestão pública e a minha visão sobre o processo administrativo. Foi uma forma também de dar transparência e conhecimento das atribuições do meu cargo para uma estudante que, a partir de agora, vai poder compartilhar essas informações com seus colegas, familiares e amigos", ressalta.

Caroline resume este dia em algumas palavras. "Foi um aprendizado com muita informação e conhecimento da realidade do dia a dia do vice-prefeito. Foi uma preparação para, quem sabe um dia, entrar na Política, que comecei a me interessar a partir do momento em que assumimos a responsabilidade de concorrer e montar nosso plano de governo. Este processo todo, que foi concluído hoje, mudou a minha noção de Política", revela.

O concurso fez parte da campanha Cidadão Nota 10 promovida pela Secretaria Municipal de Finanças (SEFIN) e foi organizado pelo Grupo de Educação Fiscal Municipal (GEFIM), órgão vinculado às secretarias municipais de Finanças (SEFIN), de Educação (SMED) e de Habitação e Assistência Social (SEMHAS), dentro das ações do Programa Municipal de Educação Fiscal (PROMEF).

Assessoria de Comunicação Social - Prefeitura
Fotos: Fernando Santos