Exposição “Bento em Família” leva 900 pessoas ao Salão Nobre da Prefeitura
18/10/2019 17:08 atualizada em 18/10/2019 17:11

Do dia 1º a 18 de outubro, o Salão Nobre da Prefeitura sediou a exposição “Bento em Família”, sobre o General Bento Gonçalves da Silva. Durante esse período, 900 pessoas visitaram a mostra sobre o Herói Farroupilha, de localidades como São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Paraná, Argentina, Uruguai e Paraguai.

As visitações eram guiadas pelo professor Evandro Mattana que abordava a vida de Bento Gonçalves relacionada ao período do processo revolucionário liderado por ele, bem como, as características sócio-econômicas da época.

Mattana destaca que o público ficou surpreendido com a conservação dos objetos, elogiando o trabalho de conservação do acervo particular do tetraneto, Raul Justino Ribeiro Moreira, a qual as peças e objetos pertencem: “elas permitiram às pessoas conhecer a dimensão da figura do General Bento Gonçalves da Silva como: o pai de família, o líder da Revolução Farroupilha, as estâncias, a luta pelo seus ideais, o tempo em que ele ficou aprisionado na Bahia, entre outros fatos”.

A exposição “Bento em Família” contou com o apoio do Hotel Vinocap e integrou a programação do mês de aniversário do município 129 anos de Bento Gonçalves:  Somos todos Bento.

Fotos: Laura Kirchhof