menu
ALT + 1
conteúdo
ALT + 2
home
ALT + 3
pesquisar
ALT + 4

contraste

texto

Início do conteúdo

Agência de Notícias > notícia

Agência de Notícias

Grupo de citricultores visitam São Sebastião do Caí
10/06/2014 09:57

No último sábado, a Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura organizou uma visita técnica com grupo de citricultores de Bento Gonçalves para São Sebastião do Caí. Os agricultores foram recebidos pelo extensionista da Emater Maurício Finkler que explanou sobre as principais pragas e doenças comuns na região do Caí e também na área produtora em Bento Gonçalves.Na ocasião foram comentados métodos eficazes para controle de pragas como a Mosca das Frutas (Anastrepha sp), doenças fúngicas,  recomendação de porta-enxerto e a importância da poda e tratamento de inverno.

 

Durante a visita, o técnico da Emater apresentou  pomares de citros voltados para o mercado in natura, com  destaque para pomar de laranjeira variedade Monte Parnaso. "Esse é um exemplo dos poucos pomares dessa variedade que restaram na região, por causa da substituição por bergamoteiras e também pela dificuldade de manejo da doença bacteriana conhecida como Cancro Cítrico", destaca Finkler.

 

Após a visita o agricultor bento-gonçalvense Evandro Wons, morador da linha Paulina pretende ampliar a área de produção com essa variedade. "Tendo planejamento preventivo e visão de mercado, a ampliação do cultivo dessa variedade tardia é vantajosa", ressalta. À tarde, os bento-gonçalvenses participaram do seminário sobre perspectivas de mercado e as atrações da 19° Festa da Bergamota.

 

De acordo com a Engenheira Agrônoma, Sheila Carvalho, a ação organizada pela secretaria cumpriu o objetivo de visitar o polo produtor de citros, interagir sobre melhores opções de manejo da cultura tendência de mercado e principalmente valorizar os citricultores consolidados nas Linha Natividade, Demari e São Luiz, assim como apoiar os demais que estão apostando na citricultura para diversificação da propriedade. "Isto ficou muito evidente sábado, pois no grupo formado havia tanto produtores experientes quanto gerações mais jovens, inclusive de produtores ecológicos apostando em frutas cítricas de mesa como tendência de mercado", finaliza.

 

 

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

Foto: SMDA

BANCO DE IMAGENS