menu
ALT + 1
conteúdo
ALT + 2
home
ALT + 3
pesquisar
ALT + 4

contraste

texto

Início do conteúdo

Agência de Notícias > notícia

Agência de Notícias

IBGE dá início à Pesquisa Nacional de Saúde (PNS)
23/08/2013 13:58

O Instituto de Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realiza, a partir desta segunda-feira (26), a coleta de informações da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) 2013. A ação começou no dia 12 de agosto em todo o Brasil e é realizada em parceria com a o Ministério da Saúde e a coordenação técnica da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Serão 26 domicílios selecionados para participar da pesquisa no município de Bento Gonçalves, localizados no bairro Aparecida e no distrito de Vale dos Vinhedos. A pesquisa vai reunir dados sobre acesso e uso dos serviços de saúde, ações preventivas, continuidade dos cuidados e financiamento da assistência de saúde. Em todo o país, serão 80 mil domicílios visitados.

A pesquisa será realizada em duas etapas. A primeira consiste no preenchimento de um questionário que captará informações de todos os moradores, em todos os domicílios visitados. O morador de maior de idade em cada um dos locais visitados responderá outro questionário e terá medidos peso, altura, cintura e pressão arterial. A escolha desse morador será feita aleatoriamente, pelo computador de mão do agente de pesquisa, no momento da entrevista. Na segunda etapa, o mesmo morador selecionado para os dados anteriores fará exames laboratoriais de sangue e de urina.

 

A PNS faz parte do Sistema Integrado de Pesquisas Domiciliares do IBGE (SIPD) e dá continuidade a um ciclo de investigações que vem sendo realizada a cada cinco anos, desde 1998, pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) e seus suplementos de saúde. Os primeiros resultados devem ser divulgados no início de 2014.

 

Como identificar os entrevistadores

Todos os entrevistadores da PNS deverão portar o crachá do IBGE e o equipamento eletrônico de coleta de dados (computador de mão). Todas as informações coletadas durante a pesquisa, inclusive os resultados dos exames laboratoriais, têm sua confidencialidade garantida pela lei do sigilo da informação estatística (Lei nº5534) e só podem ser utilizadas para fins estatísticos.

 

 

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

Foto: Reprodução