II Simpósio de Desenvolvimento Infantil e Rede Cegonha é aberto no IFRS
01/08/2017 14:55 atualizada em 01/08/2017 17:55

Aconteceu na tarde desta terça-feira, 1º, no Auditório do Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Bento Gonçalves, a abertura do II Simpósio de Desenvolvimento Infantil e Rede Cegonha da Região Macro Serra, com o tema “O Impacto da Violência no Desenvolvimento Infantil”. Na ocasião estiveram presentes a primeira- Dama do Município, Cynthia Beatriz Gomes Costa Pasin, o secretário de Saúde, Diogo Siqueira, o presidente da Câmara de Vereadores, Moisés Scussel Neto, a coordenadora da 5ª Coordenadoria Regional da Saúde da Criança e da Saúde da Mulher, Rejane Eglior, a bióloga e Técnica em Enfermagem do IFRS, Raquel Ávila e, representando o Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno (GRAM), a enfermeira Evelise Bender.

“Nós profissionais da saúde precisamos entender o que está acontecendo, como funciona os fluxos de atendimentos, e somente vamos conseguir resolver uma parte dos problemas, se houver um diálogo aberto entre os meios públicos, os profissionais da área e a comunidade”, afirma o secretário de Saúde, Diogo Siqueira.

Para o presidente da Câmara de Vereadores, Móises Scussel, “esses momentos são importantes para discutirmos e atualizarmos nossos conhecimentos. Esse evento voltado à criança e ao adolescente tem um papel extremamente preponderante em relação ao desenvolvimento da nossa sociedade”.

A primeira-dama destacou o trabalho realizado pelo Grupo de Aleitamento Materno em relação aos anos iniciais entre mãe e filho: “A mãe só vai conseguir amamentar, ter tranqüilidade, saúde física e mental, se ela tiver um ambiente de saúde. E nesse sentido o GRAM promove, por meio deste evento, um trabalho de incentivo e de conscientização sobre o aleitamento”, salienta.

A programação prossegue no dia 2 de agosto, com o IV Mamaço, que irá ocorrer no Shopping Bento, às 14h. O tema do evento será "Aleitamento Materno: trabalhar juntos para o bem comum" e consiste em várias mães amamentarem ao mesmo tempo em público, com o intuito de mostrar que esse é um ato natural e necessário para o desenvolvimento infantil, convidando a comunidade a participar.

De 1º a 7 de agosto se comemora  a 25ª Semana Mundial do Aleitamento Materno. Há 12 anos, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno (GRAM), com o apoio do Gabinete da Primeira-Dama e da Coordenadoria Municipal dos Direitos da Mulher e Centro REVIVI, realizam atividades em prol do tema.

Fotos: Jose Martim Estefanon