Inicia a segunda etapa de vacinação contra o HPV
09/09/2014 10:41 atualizada em 09/09/2014 10:48

Inicia nesta terça-feira, 9, e segue até o dia 30, a vacinação de 1.775 meninas da rede de ensino de Bento Gonçalves contra o vírus HPV. A Coordenação de Imunizações da Secretaria Municipal da Saúde começa a visitar as escolas para realizar a segunda imunização gratuita em adolescentes de 11 a 13 anos. O HPV é um vírus de contágio sexual que pode progredir para câncer no colo do útero, vagina, vulva, ânus, pênis, orofaringe e boca.

A vacina é aplicada em meninas que nasceram entre 1° de março de 2000 a 1° de março de 2002, por determinação do Ministério da Saúde. Em 2015, a imunização será feita no grupo dos 9 a 11 anos. Já em 2016, a vacina entra para o calendário básico como obrigatoriedade em todo o território brasileiro. "As meninas devem levar a carteirinha de vacinação para fazermos o registro. Na penúltima etapa elas receberam o documento, mas agora não faremos outras, por isso é importante levá-lo para a escola", afirma o enfermeiro Maichel Manfredini, coordenador de Imunizações da Secretaria da Saúde. Após o dia 30, as vacinas serão disponibilizadas também nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), buscando atingir as adolescentes que não conseguiram cumprir o prazo.

Esquema Vacinal:

1ª dose: entre março e abril - Escolas e nas Unidades de Saúde

2ª dose: em setembro - Escolas e nas Unidades de Saúde

3ª dose: 5 anos após a primeira dose - Unidades de Saúde

O que é HPV?

É um vírus que se instala na pele ou em mucosas. Pode ficar no organismo durante anos de maneira adormecida e pode evoluir para cânceres, como o de colo de útero.

Como ocorre o contágio?

A transmissão ocorre por contato direto com a pele ou mucosas infectadas, principalmente por relações sexuais. Também pode ser transmitido de mãe para filho durante o parto.

O que é câncer de colo de útero?

É o crescimento anormal de células no colo do útero.

Formas de prevenção do câncer de colo de útero:

Para prevenir é preciso vacinar as meninas de 11 a 13 anos e seguir fazendo o exame preventivo (Papanicolau) na vida adulta. O uso do preservativo também é fundamental.

Por que vacinar na adolescência?

Como a principal forma de transmissão do vírus HPV se dá através das relações sexuais é mais vantajoso vacinar as meninas durante a adolescência e pré-adolescência, quando a maioria delas ainda não iniciou a atividade sexual. Os estudos demonstram que a vacina tem maior eficácia nas mulheres vacinadas que nunca foram expostas ao vírus.

Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura

Foto: Divulgação/Secretaria Municipal de Saúde