menu
ALT + 1
conteúdo
ALT + 2
home
ALT + 3
pesquisar
ALT + 4

contraste

texto

Início do conteúdo

Agência de Notícias > notícia

Agência de Notícias

IV Conferência Municipal do Idoso é aberta em Bento Gonçalves
30/10/2018 15:25 atualizada em 30/10/2018 16:08

Com o tema "Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas", a IV Conferência Municipal do Idoso foi aberta nesta terça-feira, 30. O evento encerra a programação do Mês do Idoso, promovido pela Secretaria de Habitação e Assistência Social e Conselho Municipal do Idoso (COMUI), em parceria com o Sistema Fecomércio-RS/ Sesc.


A presidente do Comui, Márcia Braga Moraes agradeceu a todos que contribuíram para que o evento se realizasse e a todos os presentes, e enalteceu a importância de valorizar o idoso e assegurar seus direitos.


O objetivo da Conferência é proporcionar a reflexão, discussão e a avaliação das ações dirigidas às pessoas idosas, dos espaços de participação e da forma como vem sendo realizada a gestão da política de garantia dos direitos.


"A conferência só demonstra a importância que o nosso município dá aos idosos, principalmente quando aborda o tema que será discutido. É muito gratificante saber que temos em nossa cidade, o Espaço de Saúde do Idoso e as atividades desenvolvidas pela Secretaria de Assistência Social no que tange a integração dos grupos de idosos", destacou a secretária da pasta, Milena Bassani.


O encontro conta com quatro eixos temáticos: Direitos Fundamentais na Construção/Efetivação das Políticas Públicas; Educação: assegurando direitos e emancipação humana; Enfrentamento da Violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa; e os Conselhos de Direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas.


"Que momento importante que nós vivemos, um momento em que pela experiência em que olhamos cada um de vocês, buscamos energias, caminhos e respostas pra desenharmos o nosso presente. Que este seja um momento de debate e da busca de ações para a melhor idade. Estamos trabalhando nisso no Município com a colocação de academias de saúde, espaço que além de ser para integração serve para melhorar a qualidade de vida e saúde", enfatizou o prefeito Guilherme Pasin.


Após a abertura oficial do evento, a conselheira Cristiane Wottrich realizou a leitura do Regimento Interno, o qual foi aprovado pelos presentes. Dando sequência, a médica Tamara Zaro Chiele ministrou a palestra "Os Desafios do Envelhecimento".
No decorrer do encontro, também haverá a eleição dos delegados do município para a VI Conferência Estadual da Pessoa Idosa do Rio Grande do Sul.


Também prestigiaram o evento, o secretário de Desenvolvimento da Agricultura, Dorval Brandelli, o diretor da Coordenadoria de Tecnologia de Informação e Comunicação (CTEC), Roberto Carraro, e o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Luiz Fernando Ferreira.

 

 

Assessoria de Comunicação Social 

Fotos: José Martim Estefanon 

BANCO DE IMAGENS