Lançada obra que resultará na economia de 360 milhões de litros de água ao ano
25/09/2014 17:12 atualizada em 25/09/2014 17:27

O vice-prefeito de Bento Gonçalves, Mario Gabardo, participou nesta quinta-feira, 25 de setembro, do lançamento da obra que resultará na economia de 360 milhões de litros de água ao ano no município. O evento ocorreu na sede da Corsan, contando com a presença de secretários municipais, outras autoridades e imprensa.

As obras serão executadas com recursos do Programa de Eficiência Energética da Rio Grande Energia (PEE-RGE). As ações, que serão concluídas em dois meses, são divididas em duas frentes: otimização do bombeamento e redução de perdas de água e energia elétrica.

O investimento de R$ 500 mil resultará na contenção de cerca de 360 milhões de litros de água por ano. Trata-se da quantidade de energia e água suficientes para abastecer 409 residências com luz, e cinco mil com água durante o período de um ano. A redução de perdas, por sua vez, terá foco na otimização do sistema de distribuição de água tratada, sendo prevista a automação da estação de bombeamento 3S, com variação de velocidade do motor da bomba. Para redução de vazamentos, serão instaladas seis válvulas redutoras de pressão.

De acordo com a RGE, para aperfeiçoar o rendimento do sistema e, consequentemente, possibilitar redução de consumo energético, será substituído um dos motores por modelo de maior rendimento e uma das bombas existentes por um modelo com vedação por selo mecânico, acompanhadas de readequação de alvenaria e hidráulica da base de fixação do conjunto. Será substituído, ainda, um dos painéis de acionamento existentes por modelo equipado com inversor de frequência.

O vice-prefeito Mario Gabardo, em seu discurso, parabenizou a ação pela sua eficiência. "Um investimento pequeno perto do benefício que trará para Bento Gonçalves. Em nome da comunidade quero agradecer pela iniciativa", disse.

Programa de Eficiência Energética
O Programa de Eficiência Energética da Rio Grande Energia (PEE-RGE) existe há 15 anos e é elaborado de acordo com as regulamentações do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O PEE-RGE tem como objetivo combater o desperdício de energia elétrica implantando ações como a substituição de equipamentos ineficientes, a doação de lâmpadas, a adequação da entrada de energia de consumidores irregulares, a educação para a utilização racional dos recursos naturais, além de diversos outros atos, dentro dos projetos: RGE na Comunidade; RGE na Escola; RGE no Hospital; RGE na Indústria; RGE no Saneamento, RGE nos Prédios Públicos e Caravana RGE - Educando para a eficiência. Com um investimento de R$ 122 milhões em 65 projetos realizados ao longo do período, o resultado foi de uma demanda evitada de 78.576 kW e de Energia Conservada de 268 GW/ano.

Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura
Fotos: Cristiane Moro