Lya Luft abre Congresso de Educação
01/08/2014 13:12 atualizada em 01/08/2014 13:51

Com o tema "Conversando sobre Educação", escritora palestra em Bento na próxima segunda-feira

Numa promoção da Prefeitura de Bento Gonçalves, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SMED), o município promove o Congresso de Educação nos dias 4 e 5 de agosto. Com o objetivo de capacitar professores, equipes diretivas e demais profissionais voltados a área da educação, a programação envolve uma série de palestras e debates.
Entre os destaques da programação, está a palestra com a escritora Lya Lufty, que abordará o tema "Conversando sobre Educação" na manhã do dia 4, a partir das 8h30min, no Pavilhão E da Fundaparque. O evento integra ainda palestras sobre alimentação escolar, famílias presentes na escola, ensino inclusivo, entre outras.

Lya Luft Nascida em Santa Cruz do Sul no dia 15 de setembro de 1938, é professora de Literatura, com mestrado em Lingüística e Literatura Brasileira. Exerceu o magistério superior, como professora de Lingüística. Sua atividade literária inclui a tradução, principalmente de autores de língua inglesa e alemã, dentre os quais Brecht, Virginia Woolf, Herman Hesse, Thomas Mann e Günther Grass. Iniciou sua carreira literária escrevendo poemas e crônicas para o jornal Correio do Povo. Publicou livros de poemas, romances e novelas, tendo textos seus adaptados para o teatro. Sua primeira obra de ficção foi "As parceiras", em 1980, seguindo-se "A asa esquerda do anjo", "Reunião de família", "O quarto fechado", "Exílio" e "A sentinela". Publicou também "O lado fatal", coletânea de poemas, e ainda "Mulher no palco" e "O Rio do Meio", que obteve o prêmio de melhor obra de 1996, da Associação de Críticos de Arte de São Paulo.

Programação

04/08/14 - Abertura oficial "Conversando sobre Educação" com a escritora e Mestra Lya Luft
Horário: 8h30
Local: Pavilhão E - Fundaparque
Público alvo: professores, equipes diretivas e profissionais da educação

04/08/14 - Ensino Inclusivo: Uma ação transformadora
Palestrante: Marisa de Lourdes dos Santos de Mello
Horário: 14h
Local: Pavilhão E - Fundaparque
Público alvo: professores, equipes diretivas e profissionais da educação

04/08/14 - Capacitação "Alimentação Escolar"
Palestrante: Nutricionistas SMED
Local: Auditório CTEC
Público alvo: Merendeiras das EMEFs, EMEM e EMEFE

04/08/14 - Família presente na Escola
Palestrante: Jorge Trevisol
Horário: 19h
Local: Teatro da Casa das Artes
Público alvo: Equipes diretivas, CPM, Conselhos Escolares, professores e funcionários da limpeza, cozinha e vigilantes da Rede Municipal de Ensino

05/08/14 - Justiça Restaurativa
Palestrante: Juiz Leoberto Brancher
Horário: 8h30
Local: Pavilhão E - Fundaparque
Público alvo: Professores, equipes diretivas e profissionais da educação

05/08/14 - Professando o quê, professor?!
Palestrante: Júlio Furtado
Horário: 14h
Local: Pavilhão E - Fundaparque
Público alvo: Professores, equipes diretivas e profissionais da educação