Meio ambiente: Secretaria transforma forno antigo em lixeira coletiva
06/02/2014 16:05 atualizada em 06/02/2014 16:18

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMAM) está colocando em prática os preceitos da ecologia moderna, no que diz respeito à redução, reutilização e reciclagem de materiais. Um exemplo concreto pôde ser percebido nesta semana, quando um antigo forno foi transformado em lixeira coletiva.

Conforme Caroline Todeschini, do Setor de Educação Ambiental da SMMAM, o material doado por uma padaria seria descartado. "O secretário Luiz Augusto Signor, que atua na área ambiental há mais de vinte anos, percebeu um grande potencial no material que seria descartado: transformá-lo em um equipamento público importante para comunidade e voltado para a educação ambiental", afirma.

De acordo com o secretário, o material foi reformado, recebeu ajustes e adequações, pintura e adesivos por parte da equipe de manutenção da SMMAM. Para atingir o resultado final foram necessárias as etapas de limpeza, soldagem para colocação de alça e freio na futura tampa, divisão e reforço internos, tratamento para ferrugem, pintura nas cores correspondentes à coleta seletiva no município e adesivagem.

A nova lixeira coletiva receberá resíduos orgânicos e recicláveis separadamente e  será instalada em um local onde o caminhão da coleta não tenha acesso às residências. "A comunidade é convocada a continuar realizando a separação do lixo e destiná-lo à coleta seletiva conforme os dias e horários do cronograma de recolhimentos de resíduos", destaca o secretário do Meio Ambiente.

Foto: SMMAM