Microcrédito já distribuiu 5 milhões de reais em Bento
04/12/2013 17:41 atualizada em 04/12/2013 17:45

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico realizou na tarde desta quarta-feira, dia 04, em parceria com a Secretaria da Economia Solidária e Apoio á Micro e Pequena Empresa (SESAMPE) a entrega de cheques simbólicos para micro empreendedores individuais tomadores do financiamento do Programa Gaúcho de Microcrédito. A solenidade aconteceu no Salão Nobre da Prefeitura e contou com a presença do secretário titular da SESAMPE, Maurício Dziedricki, além de diretores do órgão.

O programa atende desde agricultores familiares, empreendimentos da economia solidária, até micros empreendedores individuais e as microempresas. Em Bento Gonçalves os recursos destinados já ultrapassam cinco milhões de reais com mais de 550 operações. O secretário, Maurício Dziedricki salientou que os financiamentos concedidos, por meio do Microcrédito, têm colaborado para mudar as vidas das pessoas. Micro e pequenos empreendedores têm aplicado os recursos concedidos em capital de giro, na reforma do estabelecimento e na aquisição de maquinário, vitalizando a economia gaúcha. "Esses empreendedores são um exemplo disso. Eles encontraram uma forma de crescer, se emancipar e contribuir para movimentar a economia local",destacou.

O programa é coordenado pela Secretaria da Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa em parceria com o Banrisul. Em Bento Gonçalves o ITC Banco da Serra é o operador do programa na cidade. Os recursos financeiros são oriundos do Banrisul e garantidos pelo Fundo de Apoio à Micro Empresa, ao Microprodutor Rural e Empresa de Pequeno Porte (Funamep). Em seu pronunciamento o prefeito Guilherme Pasin solicitou apoio da Secretaria Estadual na concessão do auxílio financeiro aos agricultores que foram atingidos no último mês de novembro pelos temporais de granizo que danificaram por completo as lavouras de frutas. " Que bom que existe a possibilidade dos recursos para a agricultura familiar, pois muitos perderam tudo" disse Pasin.

O prefeito também determinou que a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico buscasse ampliar a rede de microcrédito para atender ainda mais os empreendedores que buscam crescer em suas atividades. Informações sobre o programa Gaúcho de Microcrédito, modalidade de crédito de baixo custo e que possibilita a obtenção de financiamentos entre R$ 100 e R$ 15 mil, com juros de 0,64% ao mês e prazo de resgate de até dois anos podem ser obtidas junto a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico pelo fone (54) 3055-3778.

Foto: Gustavo Bottega

ÁUDIOS