Mídias sociais e competitividade foram destaques no 8º Fórum Municipal do Turismo
11/09/2014 13:34 atualizada em 11/09/2014 14:54

Promovido pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), o 8º Fórum Municipal de Turismo realizado nesta quarta-feira (10) reuniu cerca de 150 pessoas no auditório da Fundação Casa das Artes. Entre elas, profissionais do setor, secretários municipais de turismo de cidades da serra gaúcha e até de outros estados brasileiros.

Tendo por objetivo capacitar, gerar conhecimento e sensibilizar empreendedores e comunidade, discutindo e ampliando negócios no segmento do turismo o evento contou com importantes palestras. Entre os destaques, a palestra do professor de MBA da ESPM Sul, Christian Tudesco que falou sobre "Como o ambiente digital influencia comportamentos de consumo no Séc. XXI".

Em sua apresentação, Tudesco ressaltou que com o advento das novas tecnologias, novos comportamentos sociais foram construídos e, com isso, também, novos comportamentos de compra. "É importante que as empresas entendam essas mudanças no comportamento do consumidor para então identificar de que forma essas novas ferramentas podem ser utilizadas no contato com seu público". O professor da ESPM apresentou alguns cases que demonstram aspectos deste novo cenário altamente competitivo.

O case da Cooperativa Vinícola Aurora de Bento Gonçalves também foi apresentado no Fórum pelo coordenador de Mídias Sociais da vinícola, Rodrigo Arpini Valério. A Aurora recebe anualmente cerca de 150 mil turistas, constituindo-se em um dos pontos que mais recebe visitantes na cidade. Ele fez um relato do processo de implantação das redes sociais, com destaque para o Facebook. "Diversas ações e provocações são feitas na internet com vista a aumentar a fidelidade do público consumidor pelas marcas produzidas", colocou. Como exemplo, Valério citou o post quando realizado o evento "Dança da Galera", promovido pelo município com uma rede nacional de TV. "Naquele domingo, foram mais de 200 mil acessos", revelou.

A palestra de encerramento do Fórum foi proferida pelo ex-prefeito de Gramado, Pedro Bertolucci. Gestor da cidade gaúcha por quatro mandatos, Bertolucci falou sobre as iniciativas de êxito que foram implementadas, transformando o município de Gramado em referência no turismo nacional.

Com uma visão moderna e empreendedora de administração, Pedro explicou que todos precisam se unir e trabalhar em conjunto, focando num projeto de desenvolvimento local.  "Gramado, hoje, referência no turismo, não nasceu assim, pronta. Chegamos ao status atual graças a um trabalho de parceria entre a comunidade, poder público e empresários locais", apontou Bertolucci.

O ex-prefeito falou, ainda, sobre a criação dos diversos eventos de Gramado, como o Festival de Cinema de 1973, o Natal Luz de 1986 e o Festival de Turismo de 1988. O resultado de todas essas ações levou o município de Gramado, entre outras conquistas, a ser o terceiro destino turístico mais desejado do Brasil e a ter o título de destino turístico mais seguro do país.

Para o Secretário Municipal de Turismo, Gilberto Durante o Fórum atingiu seu objetivo. "Ficamos bastante felizes com o bom público presentes, não só pessoas da área do turismo, mas, também algumas áreas que trabalham paralelamente a nossa atividade pessoas de diversas cidades da região secretários de turismo e outros municípios e surpreendente mente pessoas de outros estados do país", afirmou.

No final do evento, o prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin agradeceu a presença de todos e destacou a importância do setor turístico para o desenvolvimento do município. "O turismo é uma atividade que precisa de articulação permanente, de capacitação e de incentivo para novos investimentos. Esse é o nosso papel enquanto poder público. Estamos construindo juntos. Parabéns a todos", finalizou Pasin.

Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura
Fotos: Carlos Quadros