menu
ALT + 1
conteúdo
ALT + 2
home
ALT + 3
pesquisar
ALT + 4

contraste

texto

Início do conteúdo

Agência de Notícias > notícia

Agência de Notícias

Mostra de objetos do General Bento Gonçalves abre o mês de aniversário do Município
01/10/2019 19:30 atualizada em 04/10/2019 13:59

“É com imenso prazer que a família de Bento Gonçalves vem participar de uma exposição na cidade que leva o nome do seu mais expoente filho. Isto nos enche de alegria e orgulho!”. Foram com estas palavras, pronunciadas pelo tetraneto do General, Raul Justino Ribeiro Moreira, que foi aberta oficialmente a mostra “Bento em Família”.

 

A exposição tem em torno de 50 peças, objetos e fotografias do General Bento Gonçalves da Silva que fazem parte do acervo particular de Moreira. Desde os 15 anos, Moreira lia os feitos do General nos livros de História e dento de casa ouvia as histórias contadas por seus familiares. Aos poucos, foi colhendo peças e objetos que foi garimpando em municípios como Camaquã, Pelotas, Bagé e Jaguarão, totalizando 40 anos de pesquisa.

 

Ele destaca que a mostra vem de encontro à salvaguarda do Líder Farroupilha “as gerações vão se sucedendo, e se não cuidarmos dos nossos antepassados a história acaba sem continuação. O que faço é tirar estes objetos da escuridão e trazer à luz da história, para que seja conhecida e transmitida. Aqui, se encontra o Bento Gonçalves conhecido pelos livros de História, o militar e o homem de família”, disse.

 

O tradicionalista homenageado dos Festejos Farroupilhas 2019, Omair Trindade, ressaltou que “é muito importante voltar na trajetória da própria história. E dentro do contexto dos 129 do município Bento Gonçalves, pela primeira vez, o palácio ítalo-gaúcho que é o Salão Nobre, recebe os pretences do maior centauro da Pampa Meridional”, seu pronunciamento foi acompanhado pelos acordes de violão, tocados pelo músico, Jorge Dorneles. 

 

O secretário da Cultura e presidente da Fundação Casa das Artes, Evandro Soares, salientou que “essa exposição era um sonho muito aguardado e concretizado. É um momento de valorização do patrimônio histórico material e imaterial da figura do General Bento Gonçalves. Ver, sentir e conhecer um pouco das peças e objetos é uma reaproximação de nós, gaúchos, com as nossa raízes”, afirma emocionado.

 

O prefeito Guilherme Pasin destacou que “nós estamos resgatando a alma de Bento Gonçalves para nossa terra. Nossa cidade que tem como patrono o General Bento Gonçalves da Silva, hoje tem suas riquezas, seus materiais trazidos pelo seu tetraneto para o Salão Nobre. Objetos que representam sua vida em família, suas batalhas por democracia e justiça. É emocionante”.

 

A espada que acompanhou o General em suas batalhas esteve exposta durante a abertura do evento. A exposição “Bento em Família” tem apoio do Hotel Vinocap.

 

A mostra integra a programação do mês de aniversário do município 129 anos de Bento Gonçalves:  Somos todos Bento. 

 

Serviço

O que: Exposição de Objetos do General Bento Gonçalves Da Silva – “Bento em Família”

Período da exposição: 1º a 15 de outubro

Local: Salão Nobre da Prefeitura

Horário: de segunda-feira a sábado das 9h às 17h; nos domingos, das 13h às 17h

Entrada gratuita

BANCO DE IMAGENS