menu
ALT + 1
conteúdo
ALT + 2
home
ALT + 3
pesquisar
ALT + 4

contraste

texto

Início do conteúdo

Agência de Notícias > notícia

Agência de Notícias

Museu do Imigrante lança programação alusiva à 18ª Semana Nacional de Museus
15/05/2020 10:07 atualizada em 15/05/2020 14:08

Desde 2002, o Instituto Brasileiro de Museus promove a Semana Nacional de Museus. O evento tem como ponto de partida o Dia Internacional de Museus que é comemorado em 18 de maio e estende essa celebração para que as instituições museológicas criem programações que são elaboradas por um tema definido pelo Conselho Internacional de Museus.

 

Em 2020 o tema escolhido para a 18ª Semana Nacional de Museus é “Museus para a Igualdade: diversidade e inclusão” e ocorre de 18 a 24 de maio. Com o novo cenário mundial, imposto pela propagação da COVID-19, as atividades serão pela modalidade online.

 

Assim sendo, o Museu do Imigrante desenvolveu um roteiro de ações que contemplam o tema proposto que serão lançados nas redes sociais da instituição. De acordo com a museóloga Deise Formolo “com o isolamento social necessário para evitar a disseminação do Covid-19, torna-se inviável a visita presencial desses lugares por algum tempo. Por outro lado, é uma necessidade do ser humano conhecer lugares novos e apreciar paisagens, como forma de lazer e contato com a natureza e a cultura”.

 

Como primeira atividade, no dia 18 de maio, serão lançados nas redes sociais os Roteiros Culturais Virtuais que contemplam os locais das casas históricas de Bento Gonçalves que fazem ou farão parte do inventário municipal. Para esta data será apresentado a Linha Eulália Baixa. Os demais locais serão alimentados periodicamente.

 

O projeto de visitas virtuais é construído com o arquivo fotográfico e geográfico elaborado nos trabalhos de atualização do Inventário do Patrimônio Cultural até o momento. O arquivo possui mais de 8.000 fotografias digitais, realizadas em vistorias entre os anos de 2013 e 2019, para o Diagnóstico do Patrimônio Cultural de Bento Gonçalves, onde foram visitadas edificações integrantes do inventário e seu entorno, os quais foram mapeados no software livre Google Earth.

 

Ainda, o projeto propõe inserir imagens e mapas digitais desses levantamentos em mapa colaborativo do Google Maps, que possa estar disponível para as pessoas interagirem, através de comentários ou contando suas histórias e, eventualmente, contribuindo com fotografias de sua autoria ou suas fotos de família. O objetivo é publicar um roteiro por semana, próximo ao final de semana, como uma opção de cultura e lazer ligada ao patrimônio cultural.

 

No dia 21 de maio ocorre o lançamento de um material didático elaborado a partir de um fanzine produzido em outras épocas pelas equipes da instituição, intitulado “Histórias e Memórias”, que conta a história de Bento Gonçalves.

 

Já no dia 22 de maio ocorre o lançamento do podcast do Museu intitulado Porão do Museu, que contará com publicação quinzenal com temáticas relacionadas à história de Bento Gonçalves e cotidiano do Museu.

 

O secretário de Cultura e presidente da Fundação Casa das Artes, Evandro Soares, ressalta que “o ano de 2020 é exemplar para as restrições impostas para a área da Cultura. Dessa forma, foi preciso nos adaptar a esse novo normal e a equipe do Museu conseguiu criar uma ótima programação de acordo com o tema proposto buscando a representatividade dos vários integrantes de nosso tecido social e intensificar sua articulação nas redes virtuais disseminando o conhecimento, o compartilhamento com a comunidade e que esta possa interagir nas atividades”.

 

A 18ª Semana Nacional dos Museus em Bento Gonçalves é promovida pelo Museu do Imigrante de Bento Gonçalves por meio da Fundação Casa das Artes e conta com o apoio da Secretaria de Cultura.

 

Assessoria de Comunicação Social

Fotos/Artes: Divulgação/Fundação Casa das Artes/Museu do Imigrante