Museu do Imigrante sedia exposição “Presépios do Mundo ANEA Brasil”
14/12/2018 16:06 atualizada em 14/12/2018 16:10

A partir do dia 18 de dezembro de 2018 a 31 de janeiro de 2018, a comunidade de Bento Gonçalves e turistas estão convidados para visitar a exposição “Presépios no Mundo ANEA Brasil”, no Museu do Imigrante. O presépio representa o local da Natividade, o nascimento de Jesus em Belém, na companhia de São José e da Virgem Maria.

E quando chega o Natal, é costume de várias culturas montar presépios, sendo o primeiro do mundo feito de argila por São Francisco de Assis, em 1223, em Greggio, na região de Piemonte, na Itália. Elaborada pelo Museu do Imigrante e pela Associação Nacional dos Emigrados e Ex-Emigrados das Américas e Austrália (ANEA Brasil), com curadoria de Admir Gugel, a mostra apresenta diversas representações dos presépios de diferentes países como, Itália, Equador, Canadá, Rússia, França e Estados Unidos, feitos com materiais como papel-cartão, terracota, cerâmica vitrificada, rolha, madeira vidro murano, entre outros .

Nas palavras do curador "queremos resgatar um tempo em que o Natal simbolizava a festa maior para a família. Para os imigrantes italianos, a fé católica representava a união da família e da comunidade, sendo o Natal o momento mais feliz dessa união. Por isso, os presépios estão na memória afetiva das pessoas, mesmo os mais humildes, que não possuíam condições financeiras de adquirir as imagens da família sagrada, elaboravam o próprio presépio com galhos secos, santinhos e argila".

O que: “Presépios do Mundo ANEA Brasil”

Vernissage: dia 18 de dezembro às19h30, no Museu do Imigrante

Visitação: de terça a sábado das 08h30-11h30 e das 13h30-17h30, até o dia 31 de janeiro de 2019

Mais informações pelo telefone (54) 3451-1773 ou pelo e-mail museudoimigrante@bentogoncalves.rs.gov.br