menu
ALT + 1
conteúdo
ALT + 2
home
ALT + 3
pesquisar
ALT + 4

contraste

texto

Início do conteúdo

Agência de Notícias > notícia

Agência de Notícias

Na presença do governador, colheita da uva é aberta oficialmente em Bento
16/01/2015 10:44 atualizada em 16/01/2015 10:56

Na presença do governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, Bento Gonçalves realizou ontem, dia 15, a abertura oficial de dois grandes eventos: o 6° Bento em Vindima e a Colheita da Uva no Estado. O evento ocorreu na Cantina Strapazzon, nos Caminhos de Pedra, distrito de São Pedro. Estiveram reunidas diversas autoridades municipais, regionais e estaduais. Entre eles, o secretário estadual de Agricultura e Pecuária, Ernani Polo, do Desenvolvimento Rural e Cooperativismo, Tarcísio Minetto, a secretária adjunta de Turismo, Esporte e Lazer, Gabriela Markus, o deputado federal Jerônimo Goergen, os deputados estaduais Alexandre Postal e Vinícius Ribeiro, o presidente do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Moacir Mazzarollo, além de representantes de entidades de turismo e a imprensa.


Para o prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin, é uma honra receber o chefe do executivo estadual na cidade apenas quinze dias após sua posse. "Visitei Sartori no Palácio Piratini, apresentei diversos pleitos e entreguei o convite para o Bento em Vindima. Uma semana depois, além da confirmação de sua presença, recebemos a proposta de realizar junto outro importante evento, o início da colheita da uva em todo o Estado. Tamanha foi minha felicidade", contou Pasin.


Para ele, a atitude mostra o interesse do governo Sartori pela região e por desenvolver o setor vitivinícola. "É um setor que cresce constantemente e que dá grande retorno e visibilidade ao Estado. Governador, quero que deixe o município com a certeza de que Bento trabalhará ao teu lado, buscando o desenvolvimento deste e dos demais setores", afirmou Pasin.


Sartori, em seu discurso, afirmou estar "se sentindo em casa". "Nasci muito próximo daqui, onde hoje comemoramos mais uma colheita. Hoje é um dia muito especial, de muito simbolismo no contexto da uva e do vinho. Nunca devemos esquecer nossas origens. Devemos sempre lembrar para que as novas gerações sigam esse exemplo de trabalho duro, resultado de muita luta e força, que se expressa em safras cada vez maiores e melhores", salientou. "Vamos superar as dificuldades que encontramos, pois queremos melhorar a vida do povo gaúcho", finalizou o governador.


Após a cerimônia, o chefe do executivo estadual realizou o corte simbólico do primeiro cacho de uva da propriedade Strapazzon. Em seguida, Sartori e Pasin fizeram a pisa das uvas, relembrando a forma como os antepassados extraiam o mosto da fruta.


O evento foi encerrado com um coquetel com produtos coloniais, vinhos, espumantes e sucos dos Caminhos de Pedra. Como forma de agradecimento ao governador, uma placa foi entregue a ele por Pasin e, posteriormente, será fixada na propriedade, marcando a presença de Sartori no local.


6º Bento em Vindima

Realizado de 15 de janeiro a 15 de março, o evento celebra a colheita da uva com atrações nos cinco roteiros (Caminhos de Pedra, Vale dos Vinhedos, Encantos da Eulália, Rota das Cantinas Históricas e Vale do Rio das Antas), envolvendo hoteis, restaurantes, vinícolas e outros empreendimentos ligados ao trade turístico. O 6º bento em Vindima é promovido pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur). A programação completa está disponível no www.turismobento.com.br


Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura
Fotos: Cristiane Moro

BANCO DE IMAGENS