Nota de esclarecimento 15 de maio
15/05/2020 10:16

Sobre a matéria divulgada em GaúchaZH nesta sexta-feira, 15, tratando da contratação terceirizada de enfermeiros e técnicos, a Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves esclarece:

1. O valor foi reduzido pela Secretaria da Saúde, ainda no início de abril, em 26%. Diferente do que foi noticiado, o valor do contrato não alcançará R$ 2,8 milhões. Em relação a abril, serão pagos cerca de R$ 90 mil.

2. A contratação emergencial ocorreu em virtude da pandemia do novo coronavírus, em que o Município aumentou a estrutura de atendimento com ambulatório de campanha e com os novos leitos de isolamento. Além disso, desde o início da pandemia, 96 profissionais já foram afastados por sintomas ou por se enquadrarem no grupo de risco.

3. A terceirização foi necessária porque a Prefeitura não tem mais lista de técnicos de enfermagem para chamamento, nem processo seletivo em andamento. Para enfermagem, como a necessidade é temporária, não foram chamados os concursados. Além disso, a necessidade momentânea é de 40h, o que difere do concurso, que é 20h.

4. No valor pago pela Prefeitura estão inclusas, além do salário, todas as garantias do funcionário, tais como férias, 13º, indenizações, Equipamentos de Proteção Individual, alimentação, adicional noturno e transporte.

5. O novo edital já está em conclusão e a licitação para contratação deve ser lançada na próxima semana. "Nosso trabalho é feito com total transparência e dentro da legalidade. Estamos em uma pandemia e a saúde da população é prioridade", destaca o Secretário Diogo Segabinazzi Siqueira.